Uma comitiva de representantes das empresas chilenas Nueva Llacolen, San Remo e Rengo Lientu visitou Cascavel (PR) para conhecer, in loco, o modelo de eletromobilidade integrado da cidade.
Acompanhados pela TEVX Higer e Transitar, os visitantes conheceram os ônibus elétricos, o eletroterminal com capacidade para carregar até 15 ônibus simultaneamente, a usina fotovoltaica e os pontos de recarga rápida.
“O modelo de eletromobilidade integrado de Cascavel vai além da tecnologia e sustentabilidade, considera o dimensionamento adequado dos veículos ao peso, com impacto no pavimento e à demanda inicialmente projetada pelo Município, se tornando referência na América Latina com um dos projetos a serem replicados”, afirma Carlos Eduardo Souza, CEO da TEVX Higer.
Para Marcelo Barella, Diretor comercial da Higer para a América Latina, a repercussão do projeto de Cascavel em outros países mostra que o país está no caminho certo: “Cascavel tem um projeto completo que, além dos veículos Higer com alta tecnologia, integra um eletroterminal que já é visto como uma evolução dos primeiros projetos implantados e isso tem despertado o interesse de diversos operadores e cidades que visam replicar esse modelo bem-sucedido”.
A iniciativa de Cascavel, que conta com uma frota de 15 ônibus elétricos – 13 ônibus “padron” de 13 metros e 2 articulados de 18 metros – demonstra que é possível conciliar desenvolvimento urbano com sustentabilidade.
Nesse caso, a energia gerada pela usina fotovoltaica é suficiente para abastecer toda a frota elétrica, e o excedente é utilizado para compensar outras unidades consumidoras do município.
Além dos benefícios ambientais, a eletromobilidade traz melhorias na qualidade do ar e redução do ruído urbano, proporcionando uma melhor qualidade de vida aos cidadãos.
Sobre TEVX HIGER
A operação no mercado brasileiro da HIGER BUS – líder mundial na fabricação de ônibus elétricos – está sob a responsabilidade do TEVX Motors Group (voltado para a oferta de soluções de mobilidade sustentável, com atuação na importação dos ônibus, na prestação de serviços de pós-venda, representação técnica das baterias CATL e a oferta de peças de reposição).
Com uma receita anual de US$ 5,5 bilhões e capacidade para produzir anualmente 35 mil ônibus, a HIGER BUS exporta cerca de 30% da sua produção para dezenas de países.
E em sua planta chinesa há uma linha dedicada ao portfólio brasileiro Azure.