Entorno do Mercado Municipal de Curitiba terá ciclofaixa temporária e calçadas ampliadas

A área de entorno do Mercado Municipal de Curitiba terá ampliado o sistema de circulação de pedestres e ciclistas como forma de prevenção e controle ao novo coronavírus. A medida da Prefeitura de Curitiba deverá funcionar inicialmente aos sábados, dias de maior movimento no Mercado Municipal e lojas vizinhas.

“O objetivo é garantir aos clientes do comércio da região mais uma opção de mobilidade limpa e segura e espaço maior nos passeios para que seja possível manter a distância recomendada pela saúde, bem como o número de pessoas dentro dos estabelecimentos, evitando aglomerações”, explica o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, Luiz Fernando Jamur.

Pelo projeto, proposto pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, será implantada uma ciclofaixa temporária no trecho da Avenida Sete de Setembro, desde a Rua Mariano Torres até a Rua da Paz, ao lado do Mercado Municipal. A estrutura será sinalizada com a pintura do pavimento e cones ao longo do trecho que fará conexão com a ciclovia existente na Rua Mariano Torres.

Também serão implantados paraciclos em frente ao Mercado Municipal e áreas de estacionamento, na Rua da Paz, para motocicletas que atendem a serviços de delivery que tiveram grande aumento de demanda neste tempo de pandemia. O projeto conta com o suporte da Superintendência de Trânsito, da Guarda Municipal e da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional

“São medidas importantes para a prevenção e controle do novo coronavírus que possibilitam o distanciamento físico, em locais de aglomeração de pessoas, e também servem de incentivo à mobilidade ativa, evitando a sobrecarga do transporte público”, completa Luiz Fernando Jamur.

A intervenção fortalece a economia local e auxilia os comerciantes do entorno do Mercado Municipal, onde há muitos estabelecimentos de vendas de embalagens e produtos similares que tiveram maior procura com o aumento da demanda por deliveries de alimentos e outras entregas.

Avenida Sete de Setembro
Foto: Divulgação
Calçadas

A área de calçada do lado direito da Avenida Sete de Setembro também será ampliada com a restrição temporária de estacionamento no trecho que inicia depois do prédio da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa e vai até a Rua General Carneiro.

Para a segurança dos pedestres e clientes haverá sinalização e gradil como forma de garantir o distanciamento seguro. O mesmo modelo de circulação de pedestres será implantado na Rua General Carneiro, que terá alteração na configuração dos estacionamentos e implantados gradis e sinalização para os clientes do Mercado Municipal e comércio local. Também haverá na via uma faixa compartilhada e sinalizada para ciclistas.

As intervenções no local têm previsão de execução para primeira semana de junho, devendo entrar em funcionamento no sábado, dia 6 de junho. O projeto do entorno do Mercado Municipal é o primeiro, entre uma série de ações em estudo pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, para implantação em outras áreas da cidade.

Funcionamento do Mercado Municipal

Como esforço para a contenção da proliferação da Covid-19, o Mercado Municipal está funcionando com medidas restritivas e limite de circulação simultânea de 200 clientes. A entrada e saída do Mercado é feita pelo acesso da Rua da Paz, 640 e também pela Avenida Sete de Setembro pela entrada antiga. Quando é alcançado o limite de visitantes, a espera é feita em filas, respeitando o distanciamento mínimo de 1,5 metro por pessoa.

O Mercado Municipal disponibiliza lavatórios de mão e papel toalha na entrada, bem como álcool em gel 70% de fácil acesso dentro dos boxes. Donos de estabelecimentos e funcionários também reforçaram os cuidados, com a utilização obrigatória de máscaras.

Mercado Municipal de Curitiba
Foto: Secretaria Municipal de Comunicação Social/Prefeitura de Curitiba

Além disso, para cafés, lanchonetes e restaurantes não há serviços de buffet, podendo ser oferecidos lanches rápidos e porções individuais. As mesas da praça de alimentação estão distanciadas, de acordo com as indicações das autoridades de saúde. Nas peixarias, o setor funciona normalmente e obedece as novas regras do mercado.

Os serviços de Delivery e Take Away (retirada de produtos no balcão) estão mantidos. As bancas de hortifrúti, mercearias, peixarias, açougues, lojas, restaurantes, armarinhos, entre outros, organizaram-se para oferecer entregas em casa através de encomendas por WhatsApp ou aplicativos de entrega como Uber Eats, Rappi e iFood.

Para os que optam pelo serviço “Take Away”, as entregas (conforme horário combinado diretamente com os comerciantes) são realizadas no estacionamento identificado localizado na Rua da Paz.

Mobilidade Curitiba

A redação do Mobilidade Curitiba é responsável pela produção de conteúdo sobre a mobilidade urbana de Curitiba e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para enviar informações, sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@grupopln.com.br ou envie uma mensagem para o nosso Whatsapp.

2 comentários em “Entorno do Mercado Municipal de Curitiba terá ciclofaixa temporária e calçadas ampliadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.