Estudantes vão à Audiência Jovem dizer o que pensam para Curitiba

Cerca de 100 estudantes dos 12 colégios estaduais da Regional Santa Felicidade participaram, nesta quarta-feira (23/3), no Colégio Estadual Francisco Zardo, da quarta edição da Audiência Jovem. Foi o segundo encontro da série de audiências, que começou na semana passada, na Regional Boqueirão.

A Audiência Jovem é o fórum criado pela Prefeitura de Curitiba, em 2017, para estimular os adolescentes a refletir e propor ações para a vida em sociedade. A coordenação é da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj). Por causa da pandemia do novo coronavírus, esteve suspensa por 2 anos.

Estudantes empolgados

A campeã brasileira de luta olímpica, Vitória Caroline Ferreira Feitosa, participou do grupo de discussão sobre Segurança Pública, Justiça, Território e Mobilidade e se interessou pelo sub-tema cibersegurança. Nascida em Macapá, na região Norte do Brasil, ela está em Curitiba há 2 anos e cursa o 2º ano do Ensino Médio do Colégio Olavo del Claro, no São Braz.

“Acho a audiência bem legal porque é uma oportunidade para a gente ouvir opiniões diferentes sobre assuntos diferentes e, no meu caso, perceber como são diferentes as realidades sociais de onde eu venho e de onde estou agora”, resumiu a adolescente.

Já os estudantes Geovanna Kich dos Santos, Abraão de Paulo dos Santos e Gabriel Belardo da Silva, do 2º ano do Colégio Estadual Senador Alencar Guimarães, nas Mercês, representaram os colegas de escola no grupo de discussão sobre Educação, Profissionalização, Trabalho e Renda. Na plenária final, eles fizeram questão de sentar na frente para ouvir as conclusões dos demais trabalhos.

Temas que afetam os jovens

Além de Segurança e de Educação, outros três grupos discutiram sobre Cidadania, Participação Social e Política; Diversidade, Igualdade, Liberdade de Expressão e Comunicação; e Saúde, Desporto, Meio Ambiente e Lazer.

As audiências jovens vão acontecer nas dez regionais administrativas em que a cidade está dividida e coincidem com primeira etapa da consulta pública Fala Curitiba – o canal de comunicação, também descentralizado, com os moradores para ouvir suas demandas.

Em agosto, representantes dos estudantes de cada regional se reunirão mais uma vez, na edição municipal da Audiência Jovem, para apresentar as conclusões de cada encontro descentralizado.

Também participaram do evento o secretário do Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Eduardo Pijak Júnior, e a administradora regional de Santa Felicidade, Simone da Graça das Chagas Lima, que deram as boas-vindas aos estudantes.

Deixe um comentário