Evento virtual esclarece edital de nova estação do ônibus Inter 2

106
Inter 2
Foto: Divulgação
Publicidade

No próximo dia 26 de abril, a Prefeitura de Curitiba realiza, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o webinar Inovação no Transporte Público de Curitiba. Durante o evento virtual, técnicos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), da Unidade Técnico Administrativa de Gerenciamento (Utag) e do BID prestarão esclarecimentos sobre o edital da Estação Prisma Solar, a nova parada de ônibus da Linha Inter 2.

O presidente do Ippuc e secretário do Governo Municipal, Luiz Fernando Jamur, e o representante do BID no Brasil, Morgan Doyle, receberão os convidados para demonstração do projeto e dos requisitos da licitação. Participam representantes de grandes empresas da construção civil e engenharia estrutural, inovação, transporte, tecnologia e mobilidade.

O edital foi publicado dia 3 de março e teve o prazo para entrega das propostas prorrogado em 30 dias. A Prefeitura espera receber os envelopes até dia 18 de maio.

Publicidade

Com abrangência internacional e formato inédito de composição – que inclui projeto executivo, obra e operação assistida – o edital quer estabelecer um novo modelo de estação da linha Inter 2, pelo valor de R$ 4,6 milhões. O equipamento está dentro do Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba, que tem parte dos recursos financiados pelo BID.

“A nova estação vai compor um ecossistema de atenção ao usuário, com conforto e conectividade, estímulo à intermobilidade e acesso facilitado, além de serviços acessórios no entorno”, explica o coordenador da Utag, Paulo Socher, que vai moderar o webinar.

Após aprovado o protótipo, com as soluções tecnológicas e de inovação testadas na operação assistida, o modelo será replicado em outras 12 estações, em futuras licitações que correspondem a quase a metade do programa de financiamento do BID, que é de US$ 106,7 milhões.

Entre as inovações esperadas para o equipamento, estão a climatização do ambiente, acompanhamento digital e remoto da operação, com bilhetagem eletrônica, controle de fluxo de veículos, quantidade de passageiros, conectividade com outros modais – como bicicletas compartilhadas e carros de aplicativo – e a autossuficiência energética, com uso de energia solar para manutenção dos serviços e facilidades da estação. O protótipo será instalado para testes na atual Estação Agrárias, na Rua dos Funcionários, no bairro Cabral, em Curitiba.

Toda a documentação do edital está disponível no Portal da Transparência de Curitiba, e no site da Utag.

O webinar será transmitido pelo Zoom. Para participar, é preciso fazer a inscrição gratuita nest neste link.

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui