O Governo do Estado criou um núcleo de pesquisa chamado Observatório da Transformação Digital e Gestão Sustentável do Estado do Paraná (OTGS) com o objetivo de impulsionar projetos de tecnologia e ciência, especialmente na área de eletromobilidade.
O grupo de pesquisas receberá o auxílio de 30 residentes técnicos do Programa de Residência Técnica em Inovação, Transformação Digital e E-Gov (Restec Integre).
O OTGS monitorará tendências e impactos da transformação digital no governo e na sociedade, além de promover iniciativas para acelerar o desenvolvimento de competências digitais.
As principais áreas de pesquisa do grupo são: eletromobilidade, digitalização de processos e serviços públicos, fortalecimento do ecossistema de inovação por meio da comunicação e utilização do sistema Building Information Modeling (BIM).
O governo do Paraná também tem incentivado a eletromobilidade, mantendo a isenção do IPVA para veículos elétricos e sendo o estado com a maior eletrovia do Brasil.
Além disso, estão sendo realizados cursos para capacitar servidores na utilização do BIM, uma metodologia inovadora que melhora a execução de projetos e obras.