Receita Estadual do Paraná alerta para aumento de golpes envolvendo o IPVA

A Receita Estadual do Paraná emitiu um alerta sobre o crescimento das tentativas de golpe relacionadas ao pagamento do IPVA 2025. Somente nos 15 primeiros dias de maio, o órgão recebeu 104 denúncias, superando o total registrado durante todo o primeiro trimestre do ano.

Pagamentos do IPVA não reconhecidos indicam fraudes

Muitos contribuintes perceberam que os pagamentos realizados não constavam no sistema da Receita. Ao entrar em contato com o SAC, descobriram que foram vítimas de fraudes. No entanto, o número de casos pode ser ainda maior, pois nem todos notificam o ocorrido.

  • Fique por dentro das atualizações do Mobilidade Curitiba no X (antigo Twitter), Facebook, Instagram e YouTube
  • Tem um negócio? Anuncie aqui e alcance milhares de leitores! Saiba mais
  • Canais oficiais são a única forma segura

    Para evitar golpes, o contribuinte deve emitir a guia de pagamento exclusivamente em sites com o domínio “pr.gov.br”. A Receita alerta para páginas falsas que utilizam links patrocinados para aparecer em sites de busca, tentando se passar por fontes legítimas.

    Aplicativo oficial oferece mais segurança

    O aplicativo “Receita Estadual – Serviços Rápidos”, disponível para Android e iOS, é uma alternativa segura para realizar o pagamento do IPVA. Usar o app garante que o usuário esteja em um ambiente oficial e protegido.

    Vítimas devem registrar boletim de ocorrência

    Quem sofreu prejuízo deve procurar a Polícia Civil para registrar o boletim de ocorrência e comunicar o banco na tentativa de recuperar o valor pago. O alerta da Receita reforça a importância de atenção redobrada neste período.

    Conclusão

    Com o fim do calendário do IPVA se aproximando, aumentam as tentativas de fraude. O contribuinte deve sempre confirmar a origem dos canais antes de realizar pagamentos.

  • Acompanhe o trânsito em tempo real na rodovia Régis Bittencourt: siga @transitoregisbittencourt no Instagram!
  • Deixe um comentário