O Ligeirão Norte/Sul, inaugurado em janeiro de 2024, completou seis meses de operação com grande aprovação dos passageiros do transporte coletivo de Curitiba.
A linha, que percorre 19 quilômetros entre os terminais Santa Cândida e Pinheirinho, reduziu em 15 minutos o tempo de deslocamento em comparação com as linhas paradoras.
Com uma frota de 29 veículos, o Ligeirão atende cerca de 35 mil passageiros diariamente, oferecendo ônibus a cada 3,5 minutos nos horários de pico.
Os passageiros elogiam a rapidez e a eficiência do serviço. A cabeleireira Célia Rosa dos Santos, por exemplo, conseguiu otimizar sua rotina diária graças ao tempo economizado com o Ligeirão.
A confeiteira Silvia Vargas também destaca a comodidade do novo trajeto, que facilitou suas idas ao terminal Pinheirinho.
Mário Santos Maia, outro usuário frequente, aprecia a tranquilidade e a rapidez da nova rota em comparação com a linha anterior que utilizava.
O Ligeirão Norte/Sul tem menos paradas, proporcionando um ganho de velocidade de 23% em relação aos ônibus paradores.
As paradas incluem os terminais Santa Cândida, Boa Vista, Cabral, Portão, Capão Raso e Pinheirinho, além de várias estações-tubo ao longo do trajeto.
O presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, afirma que o Ligeirão ajudou a aliviar a carga das linhas paradoras, melhorando a eficiência do sistema de transporte.
O projeto do Ligeirão Norte/Sul foi implementado em duas etapas. A primeira, concluída em 2018, abrangia o trecho entre o Terminal Santa Cândida e a estação-tubo Bento Viana.
A segunda etapa, inaugurada em janeiro de 2024, estendeu o percurso até o Terminal Pinheirinho.
Atualmente, o Ligeirão Norte/Sul é uma das quatro linhas Ligeirão em operação na cidade, com um novo projeto em andamento para o Ligeirão Leste/Oeste.