Acidentes na Linha Verde aumentam 21% em 2025, alerta Guarda Municipal

A Guarda Municipal de Curitiba registrou 153 acidentes de trânsito na Linha Verde entre janeiro e abril de 2025, um aumento de 21% em relação ao mesmo período de 2024. O alerta foi feito pelo supervisor Edison Bretas Júnior durante sessão da Tribuna Livre na Câmara Municipal de Curitiba, a convite da vereadora Delegada Tathiana Guzella.

Maioria dos acidentes na Linha Verde ocorre em tempo bom e de dia

Contrariando a percepção comum, a maior parte dos sinistros ocorre durante o dia, com tempo bom e pista seca. Isso aponta a desatenção dos condutores como principal fator de risco na Linha Verde. Os tipos de colisão mais frequentes são traseiras e laterais, geralmente com veículos no mesmo sentido da via.

  • Fique por dentro das atualizações do Mobilidade Curitiba no X (antigo Twitter), Facebook, Instagram e YouTube
  • Tem um negócio? Anuncie aqui e alcance milhares de leitores! Saiba mais
  • Linha Verde registra 28 mortes desde 2023

    Desde que a Guarda assumiu o controle do trecho urbano da Linha Verde, foram registrados 985 acidentes com vítimas. Apesar de 58% dos casos não terem feridos, já ocorreram 28 mortes, sendo 10 pedestres, 9 motociclistas, 3 motoristas, 3 passageiros e 2 ciclistas.

    Frota de Curitiba quase iguala número de habitantes

    Bretas Júnior também alertou sobre a quantidade de veículos em circulação. Curitiba tem 1,6 milhão de veículos registrados e chega a ter 5 milhões circulando durante o horário comercial, considerando os que vêm de outras cidades.

    Condutores irregulares preocupam autoridades

    Dos mais de 1,1 milhão de motoristas com CNH em Curitiba, 149 mil estão com o documento vencido, suspenso ou cassado. Só na Linha Verde, 39 motoristas envolvidos em acidentes estavam sem habilitação regular.

    Guarda Municipal intensifica blitze e ações educativas

    Nos últimos cinco anos, 604 blitze na via resultaram em 30 mil abordagens, 5.908 remoções de veículos e 458 CNHs recolhidas. Além disso, a Guarda atua com ações educativas por meio da Guarda Mirim e parcerias com o BPTran.

    Conclusão

    A alta nos acidentes da Linha Verde exige ações imediatas de conscientização e fiscalização. A GM reforça que o comportamento do motorista, mais do que a estrutura da via, é o principal fator de risco.

  • Acompanhe o trânsito em tempo real na rodovia Régis Bittencourt: siga @transitoregisbittencourt no Instagram!
  • Deixe um comentário