O Litoral do Paraná vive um novo ciclo de obras de infraestrutura que vai transformar a mobilidade regional e fortalecer o turismo. O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), vinculado à Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), executa duas grandes frentes de duplicação da PR-412 – uma em Matinhos e outra em Guaratuba – totalizando mais de 27 quilômetros de rodovia modernizada e segura, com tecnologia em pavimento rígido de concreto e infraestrutura complementar completa.
Duplicação entre Guaratuba e Santa Catarina
Em Guaratuba, o DER/PR publicou o resultado final da licitação para duplicar 12,81 quilômetros da PR-412, entre o km zero, na divisa com Santa Catarina, e o km 12,81, na interseção de acesso ao Balneário Coroados. O Consórcio Construtor Litoral PR-412, formado pelas empresas Construtora Luiz Costa Ltda, Ellenco Construções Ltda e Geosistemas Engenharia e Planejamento Ltda, venceu com proposta de R$ 254,5 milhões. O edital utiliza a modalidade de contratação integrada, que reúne projeto básico, projeto executivo e execução das obras. Após a assinatura do contrato e emissão da ordem de serviço, serão 12 meses para os projetos e 18 meses para a duplicação.
As melhorias incluem alargamento das faixas de tráfego para 3,6 metros e acostamentos de 2,5 metros, com canteiro central de 2,2 metros. No entroncamento com a PR-808 (km 8), o projeto prevê a readequação da interseção e a construção de um novo posto da Polícia Rodoviária Estadual. A partir desse ponto, a equipe vai implantar uma ciclovia que seguirá até o perímetro urbano de Guaratuba. A ponte sobre o Rio da Praia dará lugar a uma galeria tripla de concreto, e o cruzamento urbano contará com um viaduto no lugar da interseção atual. O trecho contará ainda com três retornos em nível (km 3,4; km 5,72 e km 10,88). Além de novo sistema de drenagem, sinalização e dispositivos de segurança.
Obras de duplicação da PR-412 em Matinhos no Litoral do Paraná
Enquanto isso, as obras de duplicação da PR-412 entre Matinhos e Pontal do Paraná avançam em ritmo acelerado. O projeto abrange 14,28 quilômetros e utiliza pavimento rígido de concreto com placas de 21 centímetros de espessura, garantindo maior durabilidade e menor necessidade de manutenção. A execução já ultrapassou 3% em seu primeiro mês, com foco atual na terraplenagem das futuras vias marginais. E na implantação de dispositivos de drenagem de águas pluviais. No canteiro, as equipes executam a armação e concretagem das aduelas pré-moldadas que formarão as galerias do sistema de drenagem.
O projeto de Matinhos inclui ações ambientais, limpeza e manejo da vegetação conforme as condicionantes ambientais. Assim que as vias marginais forem pavimentadas, o tráfego será desviado para elas. Permitindo a demolição da pista existente e a execução da nova via principal em concreto. O trecho começa próximo à ponte sobre o Canal de Matinhos e segue até o entroncamento com a PR-407, em Praia de Leste. Estão previstas duas novas pontes – sobre o Rio Balneário e o Canal de Matinhos – e um viaduto no cruzamento com a Avenida Curitiba, substituindo a rotatória atual.
A nova configuração da PR-412 contará com pistas separadas por barreira de concreto, vias marginais de sentido único com estacionamentos, calçadas acessíveis e ciclovias bidirecionais. O projeto também prevê iluminação viária completa nas pistas centrais, marginais, pontes, viaduto e ciclovias, além de sinalização horizontal e vertical moderna. A conclusão da duplicação entre Matinhos e Pontal está prevista para 2028.
Infraestrutura
Com esses investimentos, o Governo do Paraná moderniza a infraestrutura viária do Litoral, amplia a segurança e melhora o fluxo de veículos entre os principais balneários e o estado vizinho de Santa Catarina. As obras na PR-412 marcam um novo momento para a mobilidade litorânea, integrando turismo, economia e sustentabilidade em um dos destinos mais visitados do Estado.
