Prefeitura de Londrina abre licitação para construção do novo Terminal do Ouro Verde

868
Foto: Emerson Dias/N.Com/Prefeitur de Londrina
Publicidade

A região norte de Londrina terá mais um terminal urbano de ônibus reconstruído pela Prefeitura, que lançou processo licitatório para contratação dos serviços de execução do novo Terminal do Ouro Verde. O investimento máximo, previsto neste certame, é de R$ 13.763.964,75 e a licitação ocorre na modalidade de concorrência pública tipo menor preço.

Os envelopes das empresas interessadas em participar da seleção serão abertos no dia 18 de abril. O edital completo (Concorrência nº 0005/2022) está disponível na página de Licitações do portal do Município.

Situado no encontro entre as avenidas dos Amigos e Winston Churchill, no Parque Ouro Verde, próximo ao Estádio do Café, o Terminal do Ouro Verde será totalmente transformado e terá sua estrutura atual demolida para a construção de um prédio novo neste mesmo local. As obras seguirão projeto arquitetônico elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul), já contemplando as adequações necessárias do transporte coletivo no Sistema BHLS (Superbus).

Publicidade

O terminal será ampliado em quase cinco vezes, passando de 820,25 m² em área construída, para um total de 3.874,27 m² após a reconstrução, em terreno com espaço total de mais de 16 mil m². As áreas de circulação de veículos serão expandidas, facilitando o fluxo dos ônibus, e os pontos de embarque e desembarque de passageiros também serão readequados, sendo que a plataforma única, existente hoje, passará a ser duplicada.

Toda a estrutura terá cobertura metálica com estrutura de isolamento térmico e acústico, áreas de proteção maiores, piso concretado robusto e adequado para ônibus mais pesados, além de mais resistentes em relação a altas temperaturas e desgaste pelo tempo.

No piso térreo, além das plataformas, haverá piso tátil, escadas e rampas acessíveis, guarda-corpos, bancos com encosto, guaritas de bilheterias e fiscalização, bicicletário e vestiários. Ainda terá áreas de circulação, hall, sanitários acessíveis e fraldário. O espaço contará também com paraciclo, lixeiras e tóten com braile.

Foto: Emerson Dias/N.Com/Prefeitur de Londrina

O prédio terá, ainda, um segundo pavimento voltado apenas para a parte administrativa, com salas, copa e lavabos. As obras ainda contemplam instalações hidráulicas, elétricas, pintura, iluminação, sinalização, sistemas de voz, telefônico e de câmeras de monitoramento. Na área externa haverá novas calçadas com piso tátil, corrimãos, muros de divisa e grades, além de plantio de árvores no entorno.

Após a contratação da empresa e conclusão dos trâmites burocráticos licitatórios, o prazo de execução das obras será de 11 meses, a partir da assinatura da ordem de serviço.

O secretário municipal de Gestão Pública, Fábio Cavazotti, ressaltou que a reconstrução do Terminal do Ouro Verde integra um pacote de obras viabilizado por um programa que a Prefeitura vem desenvolvendo para promover melhorias nos terminais urbanos de Londrina. “Este programa de recuperação de estruturas de transporte coletivo já permitiu, antes, a reconstrução dos terminais do Vivi Xavier e Milton Gavetti, na região norte, que tiveram um resultado excelente. E agora teremos mais este terceiro terminal renovado, no Ouro Verde. Também será lançado em breve, dentro de 30 a 45 dias, a licitação de reconstrução do Terminal Acapulco, que beneficiará os moradores e usuários de ônibus da região sul. Finalizando estes quatro terminais, teremos uma outra estrutura em termos de equipamentos públicos em bairros para atender a população e aprimorar a qualidade dos serviços”, destacou.

Cavazotti acrescentou que, paralelamente à reconstrução destes terminais, já há uma licitação aberta em andamento para a reforma do Terminal Central, que ganhará uma série de melhorias. “Todas essas iniciativas vêm para trazer mais conforto e segurança às pessoas que utilizam os ônibus, bem como para todos os trabalhadores que atuam nesses locais. Temos prezado por fazer uma seleção criteriosa das empresas responsáveis, o que vem gerando resultados muito bons nas construções realizadas”, concluiu.

Em 2020 e 2021, respectivamente, o Município havia entregue a reconstrução dos terminais do Vivi Xavier e do Milton Gavetti, beneficiando milhares de pessoas. Estes espaços públicos, como agora irá ocorrer com o Terminal Ouro Verde, foram totalmente repaginados e modernizados para atender os usuários do transporte coletivo com mais segurança, comodidade e acessibilidade.

Terminal provisório

No decorrer dos serviços de construção do novo terminal do Ouro Verde, um terminal de ônibus provisório será instalado, conforme projeto da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), visando abrigar os passageiros e permitir a continuidade do transporte coletivo diário neste local. A sinalização viária provisória durante as obras e a sinalização definitiva é de responsabilidade da CMTU.

MOBILIDADE CURITIBA

Siga o Mobilidade Curitiba no Twitter e Instagram e fique informado sobre a mobilidade urbana de Curitiba e Região Metropolitana.

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui