Representantes da fabricante de ônibus Mercedes Benz estiveram reunidos nesta quarta-feira (13/4) com o prefeito Rafael Greca para conversar sobre os estudos de eletromobilidade em curso no município, como parte dos projetos dos novos Inter 2 e Ligeirão Leste-Oeste. “Queremos mudar o padrão energético da cidade, substituindo o óleo diesel pela eletricidade. Temos o projeto da nossa pirâmide fotovoltaica do Bairro Novo da Caximba, o da autosuficiência energética nos terminais e ainda os novos ônibus elétricos, que farão parte das linhas Inter II, Interbairros II e do Eixo Leste-Oeste”, afirmou Greca.
“Estamos dispostos a participar desse processo, oferecendo nossa tecnologia. Como se trata de um mercado novo no Brasil, estamos falando de uma migração gradual, em que os municípios terão que fazer uma transição sustentável e bem estruturada”, diz Walter Barbosa, diretor de vendas e marketing de ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
Foram discutidos, na reunião, formatos de financiamento da frota, modelo de compra e leasing, autonomia de bateria e ainda a capacidade de fornecimento de modelos nacionais e importados pelas montadoras. A Mercedes-Benz anunciou, no ano passado, o desenvolvimento e produção local do primeiro chassi de ônibus elétrico da marca, com investimento de R$ 100 milhões.
Planejamento
A evolução do transporte de Curitiba para os próximos dois anos conta com a implantação de ônibus elétricos, estações autossustentáveis, novos terminais, pistas exclusivas e o fortalecimento da intermodalidade do transporte público, como forma de melhorar e ampliar os serviços da Rede Integrada de Transporte (RIT).
Segundo o presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto, que participou da reunião, o plano contempla a aquisição, nesse período, de 80 ônibus elétricos, para as linhas Inter II, Interbairros II e Ligeirão Leste-Oeste,
A Urbs e o Ippuc têm realizado uma série de estudos sobre modelos de ônibus elétricos em operação no Brasil e Exterior. Os levantamentos e testes visam à melhoria da qualidade do serviço e a redução das emissões de CO2, como parte do compromisso definido no Plano de Ação Climática da cidade
Participaram da reunião, o gerente-geral da marca Mercedes-Benz, Jefferson Silva, e Ari Santos, coordenador de venda de ônibus.