O I Seminário Intermunicipal Estratégias, Ferramentas e Inovação na Educação para o Trânsito aconteceu no Salão de Atos do Parque Barigui nesta segunda-feira (23/5) e fez parte da programação do Maio Amarelo promovida pela Prefeitura.
A programação do Seminário Intermunicipal, os palestrantes e os assuntos tratados podem ser conferidos aqui.
O Seminário Intermunicipal é promovido pela Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, Superintendência de Trânsito (Setran) e Escola Pública de Trânsito (EPTRAN). A abertura do evento foi feita pelo vice-prefeito Eduardo Pimentel.
“Essa integração entre os órgãos de trânsito das cidades da região metropolitana é fundamental. Curitiba é a cidade polo da região metropolitana, os nossos problemas e soluções são os mesmos”, disse o vice-prefeito.
Entre os dados apresentados no seminário, foi destacada a redução em 41% no número de mortes violentas no trânsito na década de 2011 a 2021. Uma das estratégias adotadas pela Prefeitura de Curitiba para um trânsito mais seguro e para educação da população está na regulamentação do limite de velocidade nas vias da cidade.
O secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, coronel Péricles de Matos, destacou que Curitiba sempre está buscando inovações para promover mais segurança nas vias da cidade. “Estamos pensando num trânsito moderno e com projeções para o futuro”, disse.
As estratégias de educação e informações sobre o Programa Vida no Trânsito foram ressaltadas pela superintendente de Trânsito de Curitiba, Rosângela Battistella. “Curitiba participa do Vida no Trânsito desde 2011, foi uma das cinco primeiras cidades a integrar o programa nacional. Já conseguimos, em 2020 e 2021, reduzir em 15% o número de mortes no trânsito. Isso é reflexo das nossas ações conjuntas de engenharia, de educação e de fiscalização no trânsito. Nossa cidade está bem sinalizada”, explicou Rosângela.
Referência
O secretário municipal de Ordem Pública de Campo Largo, Samir Moussa, afirmou que Curitiba é uma referência na área de trânsito para as cidades da região metropolitana.
“Curitiba é bem organizada no trânsito, muito bem sinalizada. Os turistas que vêm de fora não têm nenhuma dificuldade de se deslocar pela cidade”, explicou Moussa.
A Secretaria de Ordem Social coordena a Segurança Pública e o Trânsito em Campo Largo.