O que abre e fecha em Londrina durante o feriado de 7 de setembro

439
Publicidade

No período do feriado nacional do Dia da Independência do Brasil, comemorado em 7 de setembro, a prestação de serviços municipais sofrerá algumas alterações. A sede administrativa da Prefeitura de Londrina, no Centro Cívico, estará fechada na quinta-feira (7), bem como os prédios públicos das secretarias e órgãos municipais descentralizados. Nestes locais, os atendimentos regulares também não serão realizados na sexta-feira (8), data definida como ponto facultativo nas repartições do Município, conforme estabelece o Decreto nº 982, assinado pelo prefeito Marcelo Belinati. A publicação foi feita no Jornal Oficial, edição 4.987. Os atendimentos serão retomados na próxima segunda-feira (11).

Aqueles órgãos prestadores de serviços essenciais escalarão os servidores de acordo com a exigência, sem que haja, portanto, a interrupção ou o comprometimento da qualidade. Isso vale, especialmente, para áreas como saúde, fiscalização e segurança pública.

O 7 de Setembro na quinta-feira terá, em Londrina, o tradicional desfile na Avenida Leste-Oeste, das 9h às 11h30, celebrando o 201° aniversário da Independência do Brasil. Milhares de pessoas estarão presentes, entre escolas londrinenses das redes pública e privada, bandas e fanfarras, forças de segurança e organizações não governamentais (ONGs), entre outras entidades e instituições. A iniciativa é da Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Educação.

Publicidade

Educação

As unidades escolares da rede municipal de educação de Londrina não terão aulas nos dias 7 e 8 de setembro. O fechamento vale para as escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Por sua vez, os Centros de Educação Infantil (CEIs) filantrópicos conveniados com a Secretaria Municipal de Educação (SME) possuem calendário próprio. No entanto, costumam seguir os decretos municipais e estes cronogramas em situações de feriados e recessos.

A sede administrativa da SME também ficará fechada na quinta (7) e sexta-feira (8), voltando a atender o público normalmente na próxima segunda-feira (11).

Saúde

Seguindo o Decreto 982, nos dias 7 e 8 de setembro, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Londrina estarão fechadas, bem como o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), a Policlínica, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) I e o CAPS AD. A reabertura de todas essas unidades irá ocorrer na segunda-feira (11).

Já as UPAs Sabará e Centro-Oeste (Jardim do Sol) estarão abertas todos os dias, durante 24 horas, assim como o Pronto Atendimento (PA) do Jardim Leonor. Funcionam normalmente também os serviços do SAMU, Maternidade Municipal, Pronto Atendimento Infantil (PAI), CAPS III, o PA 16 horas do Maria Cecília (7h à 23h), na região norte, e o PA 18 horas do União da Vitória (das 7h às 1h), na região sul.

Defesa Social

A Guarda Municipal de Londrina (GML) mantém expediente normal em todos os dias da semana, durante 24 horas. Os agentes prestam serviços de patrulhamento das áreas públicas, espaços de lazer, parques, praças, lagos, pistas de caminhada, ciclovias, academias ao ar livre e outras áreas. O serviço de videomonitoramento da GML também continua, entre outros. A população pode registrar denúncias e ocorrências pelos telefones 153 (Guarda Municipal) e 199 (Defesa Civil).

Parque Arthur Thomas

Uma opção de lazer gratuito em área aberta de Londrina, nesta semana com feriado, é o Parque Arthur Thomas, que ficará aberto todos os dias, inclusive no dia 7, e também nos dias 8, 9 e 10 de setembro. O público pode visitar o local das 8h às 17h. O endereço é Rua da Natureza, 155, Jardim Piza, na região sul.

O parque fica aberto sempre de terça a domingo, fechando apenas às segundas-feiras, único dia em que não funciona. Já a sede administrativa da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), que também opera no espaço do Parque Arhur Thomas, estará fechada nos dias 7 e 8, e abrirá novamente na segunda-feira (11).

Acesf

A sede administrativa do órgão, na Avenida Juscelino Kubitschek (JK), Centro, não terá atendimento ao público nos dias 7 e 8, retomando as atividades no dia 11. Mas os serviços funerários (plantão 24 horas) não sofrem alterações e continuam disponíveis a qualquer momento.

O site da Acesf disponibiliza diversas informações sobre os atendimentos prestados, inclusive uma série de serviços on-line, que abrangem itens como consulta de local de sepultamento, obituários, listagem de serviços e preços, emissão de taxa de manutenção e outros.

Restaurante Popular

Apenas no dia do feriado (7) o RP estará fechado ao público, e o local retorna à ativa já na sexta-feira (8). O funcionamento é das 11h às 14h, de segunda a sexta-feira, na Rua Professor João Cândido, 14, Centro, em frente ao Terminal Urbano.

A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA), responsável por gerir o Restaurante Popular, divulga a agenda semanal com o cardápio de cada dia em seu perfil no Instagram.

Serviços da CMTU

Na quinta-feira (7), feriado da Independência do Brasil, os setores administrativos e de atendimento ao público na Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) não terão expediente.

Devido ao decreto que considera a sexta-feira (8) como ponto facultativo nos órgãos da administração direta e indireta de Londrina, as atividades normais serão retomadas na segunda-feira (11).

Assim, processos como apresentação de condutor infrator e interposição de recurso contra autuações, por exemplo, poderão ser protocolados, sem prejuízo à contagem de prazos, no dia em que os trabalhos forem restabelecidos.

Os agentes de trânsito atuarão na organização do tráfego para o desfile cívico, na Avenida Leste-Oeste, e durante os períodos de fluxo mais intenso no Terminal Rodoviário de Londrina (TRL). Na sexta-feira, os servidores trabalharão em escala reduzida, com atendimento de urgência e emergência.

Os ônibus do transporte coletivo circularão com as tabelas de horários relativas aos domingos e feriados, com retomada das escalas normais no dia seguinte. No TRL, administrado pela CMTU, o 7 de Setembro terá atividade somente das equipes operacionais, com recesso dos trabalhos administrativos.

A coleta dos resíduos orgânicos e do rejeito será realizada normalmente, percorrendo as regiões já contempladas às quintas-feiras. Por outro lado, o recolhimento do material reciclável que seria feito no feriado será transferido para sexta.

Os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) dos bairros Nova Conquista e Vista Bela, localizados nas zonas leste e norte, respectivamente, estarão fechados para o recebimento de descartes. A reabertura ocorrerá no dia seguinte, às 8h.

As ações de limpeza e manutenção de áreas públicas, como varrição, poda de árvores, capina do mato e lavagem de calçadas, serão interrompidas no feriado, retornando ao cronograma habitual na sexta-feira.

As feiras livres e feiras noturnas serão realizadas regularmente e a presença dos comerciantes será facultativa. Mais informações sobre o funcionamento dos serviços da companhia podem ser obtidas pelo telefone (43) 3379-7900, até as 17h de quarta-feira (6).

MOBILIDADE CURITIBA

Siga o Mobilidade Curitiba no Twitter e Instagram e fique informado sobre a mobilidade urbana de Curitiba e Região Metropolitana.

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui