Obras da Prefeitura de Curitiba requalificam Rua Kellers, no São Francisco

298
Publicidade

A Doutor Rua Kellers, no bairro São Francisco, está mais segura, confortável e atrativa para moradores, turistas e para quem circula pelo local. A via, que é um dos trechos da tradicional Feira de Artesanato do Largo da Ordem, que acontece aos domingos, foi requalificada pela Prefeitura de Curitiba, ganhou cerca de 500 metros de novas calçadas, mais planas e acessíveis para tornar a movimentação de pedestres mais confortável, além de novo asfalto e sistema de drenagem.

A via dá acesso ao Museu Paranaense e ao Palácio Belvedere, na Praça João Cândido, além de estar na passagem de quem vai à Unidade de Saúde Mãe Curitibana.  As obras foram executadas sob a coordenação da Secretaria Municipal de Obras Públicas.

A via agora conta com 500 metros de nova calçada com acessibilidade construídas no trecho entre as ruas Martin Afonso e a Alameda Doutor Muricy, asfalto novo em 244 metros de extensão entre as ruas Dr. Muricy e Desembargador Ermelino de Leão e novo sistema de drenagem. Outra melhoria foi a retirada de fiação solta e organização de cabos aéreos ociosos nos postes da região, ação realizada em parceria entre a Prefeitura de Curitiba e a Copel. 

Publicidade

O prefeito Rafael Greca esteve no local na tarde desta sexta-feira (28/10), para conferir o resultado das obras realizadas e que foram concluídas em 17 de outubro.

“A Rua Doutor Kellers agora tem pavimentos acessíveis recém feitos no Alto de São Francisco. A via que abriga parte da Feira de Artesanato do Largo da Ordem foi revitalizada, está com novas calçadas mais planas e acessíveis, do nosso projeto Caminhar Melhor, drenagem e asfalto novo”, disse o prefeito Rafael Greca.

Ao chegar ao local o prefeito foi abordado por dezenas de estudantes da Escola Municipal Issa Nacli, do bairro Uberaba que participavam de uma aula de campo do programa Linhas do Conhecimento, no setor histórico da cidade.

Caminhar Melhor

Acompanhado do secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues e da administradora da Regional Matriz, Rafaela Lupion, o prefeito destacou a ampliação do Caminhar Melhor, projeto da Prefeitura de Curitiba para requalificação e expansão de calçadas e ciclovias da cidade.

Estão em fase de licitação obras de acessibilidade nas calçadas da Rua Alameda Prudente de Moraes, no Centro com a revitalização da Praça dos Palhaços e da Rua Desembargador Cid Campelo, no CIC. Na Alameda Prudente de Moraes a requalificação dos passeios será implantada em 415 metros, entre a Rua Professor Fernando Moreira e a Alameda Doutor Carlos de Carvalho. Paralelamente será revitalizada a Praça dos Palhaços, área que fica entre a Rua Professor Fernando Moreira e Alameda Princesa Isabel. Já na Cid Câmpelo a obra acontecerá no trecho entre a Rua João Bettega e a Rua Manoel Valdomiro de Macedo, numa extensão de 900 metros.

Para quem circula na região as obras foram importantes para facilitar o deslocamento.  A rua está no caminho diário da babá, Claudete Cavalheiro, para quem as novas calçadas garantiram mais qualidade de vida.

“Tenho problema nos joelhos e essa calçada tão plana e larga é uma benção no meu caminho. Ficou confortável, mais seguro além de ter embelezado a rua. Esse prefeito é de tirar o chapéu, fez uma obra que deu 100% de alegria para a gente”, disse Claudete.

Moradores satisfeitos

O casal Maria Acácia Barbosa Remisk, estudante de administração e o pesquisador e estudante de direito Kevin de Freitas, também aprovaram as melhorias na via. Com dois filhos pequenos, o casal transita muito pelo local a caminho da Unidade de Saúde Mãe Curitibana, onde as crianças recebem cuidados de saúde.

“Acessibilidade garantida, ficou perfeito para circular com o carrinho das crianças, para os passeios e também para a locomoção diária”, contou Maria Acácia.

Novas calçadas

No trecho de 243 metros entre a as ruas Desembargador Ermelino de Leão e Martin Afonso o calçamento é formada por uma faixa acessível de concreto de 1,5 metro de largura, conforme estabelecido pelas Normas Técnicas de Acessibilidade da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e outra faixa, na área de serviços (próxima às arvores), com lajotas de lousinha (pedras de granito).

Na continuidade de via, nos 244 metros entre as ruas Desembargador Ermelino de Leão e Alameda Doutor Muricy, apenas um dos lados da via recebeu obra. A calçada foi alargada em 1,35 metros de largura, ampliando a passagem dos pedestres em frente ao Museu Paranaense, recebeu uma faixa em concreto de 1,5 metro, outra em petit pavê preto e um cordão de lousinha, somando 6,10 metros de passeio. A calçada no lado oposto da rua é em petit pavê, mosaico formado por pequenas pedras com desenhos paranistas, integra à Praça João Cândido que abriga o Palácio Belvedere, espaço tombado pelo patrimônio histórico, que não pode ser alterado.

Asfalto novo

manutenção da pavimentação aconteceu no trecho de 244 metros entre as ruas Dr. Muricy e Desembargador Ermelino de Leão.  Nos cruzamentos e em frente à entrada do Museu Paraense, a via ganhou uma faixa elevada, para acessibilidade. Outra melhoria foi a implantação de nova estrutura de drenagem.

A requalificação do pavimento da Rua Doutor Kellers integra o programa Asfalto Novo, criado pelo prefeito Rafael Greca em 2017 e que já assegurou 700 km de pavimento de boa qualidade em ruas das dez administrações regionais da cidade.

“Com novo asfalto e calçamento, a Rua Doutor Kellers agora conta com pisos planos, com acessibilidade, segurança e conforto para os deslocamentos, de motoristas e pedestres, privilegiando, especialmente as milhares de pessoas que prestigiam os artesões de Curitiba da Feira de Artesanato”, diz secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.

MOBILIDADE CURITIBA

Siga o Mobilidade Curitiba no Twitter e Instagram e fique informado sobre a mobilidade urbana de Curitiba e Região Metropolitana.

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui