Ônibus passam a aceitar cartão de débito e crédito a partir de sábado, dia 16

233
Foto: Daniel Castellano/SMCS
Publicidade

Os usuários do transporte coletivo de Curitiba poderão pagar a passagem com cartão de débito e crédito à vista, relógios inteligentes e smartphones também dentro dos ônibus. A novidade estará disponível, a partir de sábado (16/4), em toda a frota de ônibus que opera com catraca.

A funcionalidade já está ativa, desde 18 de março, nos 22 terminais e nas 335 estações-tubo da cidade. Com a ampliação para os ônibus com validador, todas as 254 linhas da capital passam a oferecer a tecnologia.

“Trata-se de uma inovação tecnológica que traz praticidade, comodidade e mais segurança para o usuário, já que reduz a circulação de dinheiro”, ressalta o presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto. “Acreditamos que vamos atrair inclusive passageiros novos para o sistema, como turistas e pessoas que não têm cartão-transporte”, prevê o presidente da Urbs.

Publicidade

Em menos de um mês em funcionamento nas estações-tubo e terminais, o pagamento por cartões de débito e crédito já representa 2% das operações com cartão na cidade. São, em média, seis mil operações em dias úteis nessa modalidade. O cartão de crédito tem sido a opção favorita, com 54% das operações, contra 46% do débito.

A previsão é que a modalidade represente até 10% de todos os pagamentos por cartão no transporte coletivo na cidade.

Tecnologia

O pagamento por cartões e celulares funciona por aproximação, sem contato (contactless) e sem a necessidade de digitar senha. Para pagar a passagem com esta nova opção, o usuário deverá, obrigatoriamente, ter um cartão de débito ou crédito que possua a tecnologia por aproximação (NFC) – na qual basta encostar no validador para efetuar o pagamento.

Os cartões que usam a tecnologia contactless possuem um símbolo de transmissão que lembra o do wi-fi, só que deitado. A função precisa ter sido ativada pelo usuário junto ao banco. A cobrança da tarifa aparecerá na fatura ou no extrato da conta corrente do usuário.

Bandeiras

O sistema aceita pagamento com as bandeiras Visa, Mastercard e Elo. Todos os ônibus receberão adesivos informando sobre a disponibilidade desse tipo de pagamento.

O valor da passagem é o mesmo cobrado em dinheiro e cartão-transporte (R$ 5,50), mais a taxa que o usuário paga à operadora, de 2,07% (R$ 0,12) por bilhete. A cobrança de taxa pelas operadoras está prevista na lei federal 13.455/2017.

O usuário pode pagar até três passagens por viagem/validador, com o intervalo de 15 minutos para a próxima compra de até três passagens.

O preço da passagem de R$ 5,50 (mais a taxa de conveniência) nos cartões de crédito e débito vale para todos os horários e linhas, inclusive nas que operam com bilhete a R$ 4,50 fora dos horários de pico (já que esse benefício é concedido apenas para pagamento em cartão-transporte Urbs)

O pagamento permite, assim como o dinheiro e o cartão-transporte, a integração com demais linhas em terminais e estações-tubo, sem ter necessidade de pagar mais uma passagem.

Celular

Para pagamento por telefone celular, o usuário precisa verificar se o seu aparelho está habilitado para a tecnologia NFC. Caso esteja, é necessário que cadastre o seu cartão em uma carteira digital, como Apple Pay, Google Pay ou Samsung Pay.

Relógios inteligentes (smartwatches), como Apple Watch, Samsung Gear e semelhantes, também podem ser usados nos validadores, assim como as pulseiras com chip (smartbrands).

Como usar essa nova modalidade de pagamento

  1. Como eu faço para pagar a tarifa de ônibus com cartão de crédito ou débito?

Para pagar a tarifa, basta aproximar o cartão de crédito ou débito que apresente o sinal de pagamento por aproximação do validador, tal como é feito com cartões de transporte convencionais. Você também pode aproximar seu celular com as carteiras digitais – Samsung Pay, Apple Pay e Google Pay – ou qualquer outro dispositivo de pagamento, como relógios, pulseiras ou adesivos.

  1. Quais cartões são aceitos nos ônibus?

Serão aceitos os cartões de débito e crédito Mastercard, Visa e Elo que apresentem o símbolo de quatro ondas impresso.

  1. Devo me cadastrar em algum lugar no transporte coletivo para poder pagar a tarifa com meu cartão por aproximação?

Não é necessário nenhum tipo de cadastro prévio. Basta aproximar o cartão ou dispositivo móvel da leitora para pagar.

  1. Como eu sei se o meu cartão já tem essa tecnologia disponível?

Os cartões com a tecnologia de pagamento por aproximação possuem um símbolo de transmissão que lembra o símbolo do Wi-Fi, só que deitado. Você pode consultar o banco ou instituição financeira emissora do seu cartão para confirmar essa informação.

  1. Como identifico quais ônibus aceitam o pagamento por cartão de crédito e débito?

Os símbolos das bandeiras aceitas (Mastercard, Visa, Elo) estarão presentes nos ônibus, tubos e terminais.

  1. Qual é a diferença de pagar com cartão de crédito/débito ou com o cartão-transporte?

O procedimento para pagamento é o mesmo, basta você aproximar do validador seu cartão de débito ou crédito que possua a tecnologia por aproximação. Ao pagar com cartões e celular por aproximação, é possível fazer integração entre linhas nos terminais e estações-tubo sem pagar mais uma passagem. Entretanto, os cartões de débito/crédito não oferecem o benefício de integração temporal (aquela em que é possível trocar de linhas, sem pagar passagem, fora de terminais e estações, dentro de um tempo determinado). Essa função está disponível apenas para cartão-transporte.

  1. Posso pagar quantas tarifas por viagem? Qual é o tempo mínimo de intervalo para passar o pagamento novamento?

Você poderá pagar até 3 passagens por viagem/por validador. Com o intervalo de 15 minutos para a próxima 3 passagens.

  1. Os valores são diferentes da tarifa vigente?

Sim. porque é cobrada uma taxa de conveniência pela operadora, de R$ 0,12 por passagem que é paga nessa modalidade. Assim, o valor é de R$ 5,62 por embarque.

  1. Por que não precisa de senha?

Para garantir facilidade, agilidade e segurança nas suas transações, não é exigido que você digite senha para valores, conforme regras do seu cartão.

  1. Como devo utilizar o meu celular na catraca?

Abra a carteira digital de seu celular, se autentique e aproxime-o do validador habilitado, no mesmo local onde os cartões tradicionais de transporte são aproximados.

  1. Se eu tiver dois cartões por aproximação na carteira, qual o validador do ônibus vai considerar?

Recomendamos que você aproxime do validador apenas o cartão que deseja usar.

  1. Se o meu cartão for crédito e débito, vai ser cobrado em qual função?

Depende da aplicação principal do seu cartão (que é definida pelo banco/emissor do cartão). Você pode entrar em contato com a central de atendimento de seu banco/emissor para obter essa informação. Cada banco também pode ter um limite diferente de utilização de pagamentos nessa modalidade.

  1. O que fazer se o pagamento não for autorizado?

Caso seu pagamento não seja autorizado, procure a instituição emissora do cartão. Em caso de bloqueio da passagem no validador, procure os canais de atendimento do 156.

  1. É possível ativar a função de pagamento por aproximação no meu cartão atual?

O pagamento por aproximação não pode ser ativado em um cartão que não seja preparado para essa tecnologia. Se o seu cartão não possui o símbolo com 4 ondas impresso, é necessário entrar em contato com o banco emissor para fazer o pedido de um novo cartão. No entanto, você pode usar o seu cartão por meio do seu celular e, para isto, você precisa verificar se o seu aparelho está habilitado para a tecnologia NFC. Caso esteja, é necessário que você cadastre o seu cartão em uma carteira digital, como, por exemplo, Apple Pay, Google Pay ou Samsung Pay.

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui