Licitação da pavimentação da Estrada de Guaraqueçaba (PR-405) atrai três concorrentes

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) conduz importantes ações relacionadas à PR-405, rodovia que liga Guaraqueçaba a Antonina, no litoral paranaense. A pavimentação desse trecho de 76,61 quilômetros avança com a análise de propostas para a elaboração do Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) e do anteprojeto de engenharia. Essas iniciativas visam garantir que a pavimentação da PR-405 ocorra de forma sustentável e alinhada às necessidades das comunidades locais.

Licitação para estudos ambientais e anteprojeto da PR-405

Em dezembro de 2025, o DER/PR realizou a sessão de abertura de propostas para a licitação dos estudos ambientais e do anteprojeto da pavimentação da PR-405. Dez empresas participaram, e três atenderam aos critérios técnicos e financeiros do edital: Facilitta Assessoria Ambiental Ltda, STE Serviços Técnicos de Engenharia S/A e MPR. A análise das propostas deve ser concluída em janeiro, quando a empresa com a melhor avaliação será convocada para apresentar a documentação necessária para habilitação.

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  • O EIA/Rima contemplará estudos detalhados sobre os impactos ambientais da obra, incluindo fauna, flora, patrimônio arqueológico e cultural, qualidade do ar, ruídos, recursos hídricos, além das comunidades indígenas e tradicionais da região. O anteprojeto de engenharia será desenvolvido em conjunto com o EIA/Rima para garantir soluções que atendam às exigências ambientais e às demandas das comunidades que utilizam a PR-405.

    Melhorias previstas para a pavimentação da PR-405

    O projeto da pavimentação da rodovia inclui melhorias no entroncamento com a PR-340, acessos para terras indígenas, comunidades tradicionais, pontos turísticos e outros espaços de interesse público. Também prevê a recuperação e modernização das 13 pontes existentes no trecho, além da construção de acostamentos e áreas de estacionamento para maior segurança e conforto dos usuários.

    Além disso, o edital exige a elaboração de estudos e providências para obtenção da documentação necessária para o licenciamento ambiental junto ao Instituto Água e Terra (IAT) e outros órgãos como Iphan, Funai e Incra, assegurando o cumprimento de todas as normas ambientais e sociais.

    Conservação da rodovia enquanto a pavimentação não avança

    Enquanto a pavimentação da PR-405 não acontece, o DER/PR mantém a trafegabilidade do trecho por meio de um contrato exclusivo de conservação para rodovia não pavimentada. Os serviços começaram em 2022 e contam com um investimento de R$ 10.231.508,60.

    As ações de conservação incluem conformação do subleito, regularização do leito com motoniveladora, cascalhamento, escavação para rebaixamento da plataforma da pista, reaterro, execução de bueiros tubulares de concreto, escavação de valas para drenagem, construção das alas dos bueiros com alvenaria de pedra argamassada e aplicação de camada de pedra nas saídas dos bueiros. Essas medidas garantem a segurança e a trafegabilidade da PR-405 mesmo antes da pavimentação.

    Importância da pavimentação da PR-405 para o litoral do Paraná

    A pavimentação da PR-405 representa um avanço significativo para a infraestrutura do litoral paranaense, facilitando o acesso entre Guaraqueçaba e Antonina. A melhoria da rodovia beneficiará moradores, turistas e comunidades tradicionais, promovendo o desenvolvimento regional sustentável.

    O DER/PR atua com transparência e responsabilidade ambiental para garantir que a pavimentação da PR-405 respeite o meio ambiente e as populações locais, assegurando um projeto que une desenvolvimento e preservação.

    Com a continuidade dos estudos ambientais, do anteprojeto e da conservação da rodovia, a PR-405 caminha para se tornar uma via mais segura, moderna e sustentável, contribuindo para a integração e o progresso do litoral do Paraná.

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