Prefeitura de Campo Largo apresenta Plano de Mobilidade Urbana

Uma reunião aconteceu na Associação Comercial e Industrial de Campo Largo, na noite da terça-feira, dia 3 de setembro, com a secretária de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente de Campo Largo, Ariadne Mattei Manzi, que apresentou e discorreu sobre os projetos em desenvolvimento à otimização da mobilidade urbana de Campo Largo.

Com a presença do prefeito Marcelo Puppi, secretários municipais, representantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, do presidente da Associação Comercial e Industrial de Campo Largo, Edson Ribeiro, da equipe do Executivo Municipal, foram abordados assuntos como as obras de sinalização que já estão em execução pela cidade, com pinturas das faixas de sinalização, readequação e pintura de placas, contemplando a organização das sinalizações vertical, horizontal e, posteriormente, semafórica locais.

Outro plano de ação consiste na mudança de sentidos de algumas ruas centrais visto à demanda de veículos existentes e o aumento da circulação dos mesmos, na cidade.

O secretário de Ordem Pública, Samir Moussa, explicou que os sentidos de algumas ruas serão alterados para dar mais segurança a todos que trafegam pelo centro da cidade e para ampliar o acesso ao comércio local, melhorando o fluxo no trânsito.

Duas arquitetas da Prefeitura de Campo Largo, também responsáveis pelos projetos, Mariana Muncinelli e Beatriz da Silva Correia, abordaram as necessidades urbanas que há tempos eram objeto de estudo no município. Desde 2017, a equipe do Desenvolvimento Urbano Municipal atua em conformidade com as exigências do Plano Diretor vigente, atendendo as demandas e otimizando a estrutura viária de Campo Largo.

Sentidos de ruas alterados

De imediato, as ruas Xavier da Silva e João Batista Valões – até a Avenida Padre Natal Pigatto – serão sentido único. Sistemas binários serão instalados para desafogar o trânsito local. Também será iniciada a retirada de canteiros na Avenida Padre Natal Pigatto para melhorar a visibilidade dos motoristas e pedestres.

Avançar cidades
Foto: Prefeitura de Campo Largo

As obras contemplam o programa Avançar Cidades – Mobilidade Urbana que tem o objetivo de melhorar a circulação das pessoas nos ambientes urbanos por intermédio do financiamento de ações de mobilidade voltadas à qualificação viária, ao transporte público coletivo de caráter urbano, ao transporte não motorizado (transporte ativo) e à elaboração de planos de mobilidade urbana e de projetos executivos.

Outras obras

Já em fase de aprovação para licitação, R$ 27 milhões serão investidos em revitalização urbana com instalação de calçadas, recape em ruas do centro e dos bairros do município e pavimentação para ampliar a acessibilidade do anel central municipal.

O prefeito Marcelo Puppi fez um apresentação sobre a situação da Administração Pública no início da gestão, com a necessidade de regularizar as contas públicas, fato consumado, que disponibilizou certidões negativas para convênios com a Caixa Econômica Federal, por exemplo.

“Estamos, desde o início, planejando e querendo suprir as demandas de todo o município. Encontramos sim, dificuldades, mas estamos avançando e trabalhando de forma integrada para melhorar a vida de cada cidadão campo-larguense.”

A secretária de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente de Campo Largo, Ariadne Mattei Manzi, ressalta que todo o trabalho é realizado em conjunto e que novos projetos estão em desenvolvimento na área da mobilidade urbana, destacando o crescente número de moradores e de pessoas que trafegam pelas ruas da cidade.

“Fizemos Termo de Referência de todos os projetos e visamos qualificar a acessibilidade viária, tornando o município mais seguro para todos e atuando dentro dos dispositivos da Lei de Acessibilidade NBR 9050.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.