Prefeitura de Curitiba faz parceria em mobilidade urbana e inovação com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts

O prefeito Rafael Greca e o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, Luiz Fernando Jamur, firmaram, nesta quinta-feira, dia 4 de julho, uma parceria com o Senseable City Lab, grupo do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, no campo de mobilidade urbana e inovação urbana.

“O laboratório de cidades inteligentes vai nos ajudar a ter a experiência da tecnologia cada vez mais viva dentro do nosso planejamento urbano e da nossa cidade”, explicou o prefeito.

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts é um instituto de pesquisa tecnológica que vem pensando o futuro em várias áreas do conhecimento, explica o professor Fábio Duarte, diretor de estudos e pesquisas no Senseable City Lab e professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

“Pesquisadores e alunos do Instituto de Tecnologia de Massachusetts virão a Curitiba para trabalhar com os técnicos da Prefeitura de Curitiba, conhecer a cidade e desenvolver o Guia Curitiba. Depois, os técnicos daqui irão para o Instituto de Tecnologia de Massachusetts”, esclareceu o pesquisador.

O acordo busca potencializar a coleta e uso de todas as informações disponíveis na área de mobilidade urbana, mediante novas tecnologias, com base na expertise do Senseable City Lab.

As parcerias são desenvolvidas pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts há 15 anos. A cada dois anos, duas cidades fazem parceria com o instituto norte-americano. Os pesquisadores já estiveram, por exemplo, em Amsterdam, na Holanda, e em Shenzhen, na China.

“É nossa ideia que os Fabs Labs das Ruas da Cidadania e os espaços makers dos Faróis do Saber e Inovação contem com a participação dos professores e alunos do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, que tenham à disposição mentores ligados à alta tecnologia”, falou o prefeito.

O processo, encaminhado e a ser gerido pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, partiu de proposta do secretário municipal de Finanças, Vítor Puppi. O acordo terá a duração de dois anos e começará com uma palestra do professor Fábio Duarte nesta sexta-feira, dia 5 de julho, no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba.

No final de setembro será realizado um workshop para funcionários municipais e representantes de universidades. Na sequência, os pesquisadores realizarão um Senseable City Guide, no Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos, com elementos de Curitiba.

Participaram da cerimônia de assinatura o assessor de Relações Internacionais, Rodolpho Zannin Feijó; e o coordenador-geral da Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério das Relações Exteriores, Wófsi Yuri de Souza.

Pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, participaram a coordenadora de Relações Externas, Rosane Amélia Santos Popp, o coordenador de Pesquisa, Oscar Schmeiske, e a diretora de Informações, Liana Vallicelli.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.