Na próxima terça-feira, dia 25 de junho, o bairro Boa Vista, em Curitiba, será beneficiado com a implantação de um novo binário nas ruas Lodovico Geronazzo e Brigadeiro Arthur Carlos Peralta.
O objetivo da Superintendência de Trânsito (Setran) é melhorar a fluidez e facilitar a ligação viária entre as regiões.
A implementação faz parte de um projeto desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), que também inclui a alteração dos itinerários de três linhas de ônibus urbanas.
As ruas afetadas pela mudança de sentido de circulação são:
- Lodovico Geronazzo: sentido único da Canadá para a Ary Barroso.
- Ary Barroso: sentido único da Lodovico Geronazzo para a João Havro.
- Brigadeiro Arthur Carlos Peralta: sentido único da Ary Barroso para a Avenida Paraná.
- Ernesto Piazzetta: sentido único da Avenida Paraná para a Eduardo Geronasso.
- Via lenta da Avenida Paraná: sentido único da Brigadeiro Arthur Carlos Peralta para a Lodovico Geronazzo.
Além disso, a Rua Ary Barroso terá preferência de tráfego sobre a Rua Brigadeiro Arthur Carlos Peralta.
Agentes de trânsito estarão presentes para orientar os motoristas, e a implantação poderá ser adiada em caso de condições climáticas adversas.
Para suportar o novo binário, quatro semáforos existentes foram readequados e novos semáforos foram instalados em três cruzamentos estratégicos.
A região também passou por obras de recuperação de pavimento e recebeu uma nova ciclofaixa na Rua Lodovico Geronazzo, de 600 metros de extensão, entre a Avenida Paraná e a Rua Nossa Senhora de Nazaré.
Essa ciclofaixa faz parte de um esforço maior para ampliar a rede cicloviária da cidade, que atualmente totaliza 283,7 km.
As mudanças também impactam o transporte público, com alterações nos trajetos das linhas de ônibus 225 (Boa Vista/Barreirinha), 226 (Abaeté) e 229 (Mad. Penha/F. Noronha), que agora passarão pelas ruas Ary Barroso e Brigadeiro Arthur Carlos Peralta, em direção ao Terminal Boa Vista.
A Urbanização de Curitiba (Urbs) está comunicando os passageiros sobre essas mudanças através de cartazes nos ônibus e disponibilizando mapas com os novos trajetos.