Principal artéria do bairro Santa Felicidade e importante ligação entre o município de Campo Magro e Curitiba, a Avenida Manoel Ribas recebe mais uma etapa de melhoria no sistema de iluminação pública. Dessa vez, a Secretaria Municipal de Obras Públicas está instalando novos e modernos equipamentos no trecho em que a via cruza com o Contorno Norte (PR-418) e nas alças de acesso.
Para assegurar boa visibilidade para os condutores, principalmente ao anoitecer, o novo sistema usará luminárias em LED que possibilitam maior sensação de conforto, graças à luz nítida e brilhante que produzem. Serão instalados 23 novos postes e 26 luminárias em tecnologia LED que oferecem alta eficiência, baixo consumo de energia e têm vida útil superior.
- Trecho urbano da BR-277 ganha nova iluminação em tecnologia LED
- Obras de reforço na segurança e iluminação do Contorno Sul têm apoio da Prefeitura de Curitiba
- Trincheiras de Curitiba recebem sistema especial de iluminação para evitar ofuscamento da visão
- Obras de reforço na segurança e iluminação do Contorno Sul têm apoio da Prefeitura de Curitiba
- Após manutenção, trincheira da Avenida Aníbal Khury recebe nova iluminação
- Rua Professor João Falarz ganha iluminação nas calçadas e privilegia pedestres
Os serviços para a implantação do novo sistema tiveram início na última semana, com a escavação, aterramento e preparação da área para receber os novos equipamentos e seguirão pelos próximos 15 dias.
As melhorias atendem à solicitação feita pela população para a ampliar a iluminação sobre o viaduto e acesso à Avenida Manoel Ribas pela rodovia PR-418 e complementa a ampla requalificação feita pela Prefeitura na avenida nos anos de 2018 e 2019. Na ocasião, 527 novas luminárias em tecnologia LED e 7 km de asfalto novo foram implantados em diferentes trechos da via, além de novas calçadas acessíveis, ciclovia e sinalização.
“O novo sistema aumentará a eficiência da sinalização e a segurança em um trecho que serve à ligação metropolitana possibilitando ao cidadão visualizar situações perigosas com antecedência”, destaca o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.
Mudanças
Em cada uma das duas rotatórias da avenida serão instalados um poste de concreto com 12 metros de altura, no centro do canteiro, com 4 projetores LED de 130W de potência. O novo sistema substituirá o atual que é formado por dois postes por canteiro com 4 luminárias de 400 W.
“Com a modernização e reposicionamento dos equipamentos vamos iluminar mais e melhor com redução de mais de 67% no consumo de energia no local”, explica o diretor do departamento de iluminação pública, Tony Malheiros.
No viaduto sobre a rodovia serão instalados três postes metálicos de oito metros de altura com braços duplos e luminárias LED de 120W. Nas quatro alças de acesso autopista serão 19 postes metálicos simples de oito metros de altura com luminárias LED de 120W.
O vendedor Rodrigo Gonçalves, que mora na Rua João Budel, nas proximidades do local que recebe a nova iluminação, festeja as melhorias que ele ajudou a reivindicar. “Era uma luz muito fraca, perigoso mesmo, mas agora vai ficar muito bom, seguro e até mais bonito”, diz Gonçalves.
Modernização da iluminação
Curitiba conta com aproximadamente 160 mil pontos de iluminação pública distribuídos na cidade. O programa de modernização do parque de iluminação lançado pela Prefeitura em 2018, com o início de execução em 2019, já assegurou a substituição de 53,37% dos equipamentos convencionais por luminárias em tecnologia LED, que são mais duráveis, têm maior eficiência luminotécnica e são mais econômicas.
São quase 85 mil pontos de luz já instalados e substituídos pelos bairros das dez administrações regionais. Além de renovar a tecnologia, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP), investe continuamente em manutenção e ampliação do sistema de iluminação pública.