A Prefeitura de Curitiba liberou um novo trecho da Linha Verde Norte, conhecido como Lote 4.1, para o trânsito de veículos. Com o avanço das obras de pavimentação, cerca de 700 metros da pista central foram abertos na última sexta-feira (26/5), no sentido Sul, entre o Departamento de Polícia Penal do Paraná (Deppen) e a Churrascaria Nova Estrela, na região do bairro Atuba.
Embora o local ainda esteja passando por intervenções, como sinalização, semáforos, iluminação e paisagismo, a liberação do trânsito e a conclusão do pavimento permitiram melhorar a fluidez na região. No sábado, outra medida positiva para o trânsito foi a retirada do estreitamento da pista da rodovia em frente à loja Balaroti, que havia sido feito em março. Com isso, as duas faixas da via foram reabertas.
As barreiras temporárias que reduziram a capacidade de fluxo de veículos no trecho foram instaladas para facilitar a execução das estacas de contenção de maciço e a perfuração das estacas. Os trabalhos estão progredindo de forma satisfatória e a medida que os trechos são finalizados, são liberados para o trânsito, permitindo também o início de novas etapas.
O secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues, explica que a previsão é que novos trechos sejam concluídos e liberados para a circulação de veículos em aproximadamente 60 dias. O Lote 4.1 é o trecho final da Linha Verde e as obras incluem diversas atividades, como a construção de trincheiras, alças de acesso, pavimentação, drenagem, paisagismo, sinalização viária, relocação de postes de energia, semaforização e acessibilidade. Também estão previstas infraestruturas para as futuras estações Atuba e Solar.
Na gestão do prefeito Rafael Greca, já foram finalizados e inaugurados os lotes 3.1 e 3.2 da Linha Verde Norte, que totalizam cerca de 5,26 km do eixo da Linha Verde dedicado ao transporte coletivo. Com essas entregas, 85% da Linha Verde destinada ao transporte coletivo foi concluída.