A Prefeitura de Londrina entregou nesta sexta-feira (28/06) o novo Viaduto Jayter Cortez, que interliga as Avenidas Rio Branco e Leste-Oeste, aliviando significativamente o trânsito em uma das áreas mais movimentadas da cidade.
O prefeito Marcelo Belinati, juntamente com o secretário municipal de Obras e Pavimentação, João Verçosa, e outros membros da equipe, estiveram presentes na inauguração.
Jayter Cortez, homenageado com o nome do viaduto, foi um pioneiro em Londrina, chegando na cidade em 1941 e trabalhando como procurador do município por 25 anos.
Além do túnel de 84 metros de extensão, as obras incluíram ampliação e recapeamento de 1.100 metros da Avenida Rio Branco e 800 metros da Leste-Oeste.
Entre as melhorias proporcionadas pela obra está a redução do tempo no trânsito, especialmente para quem circula entre as avenidas Tiradentes e Leste-Oeste.
A Avenida Rio Branco foi ampliada com uma faixa exclusiva para transporte coletivo, e a rotatória sobre o túnel passou a ter três faixas, eliminando semáforos e filas nos horários de pico.
A drenagem das avenidas também foi reforçada, com a instalação de galerias pluviais conectando-se à drenagem da Avenida Winston Churchill.
Além disso, dois pontos de ônibus na Avenida Rio Branco foram reforçados com piso de concreto para maior durabilidade, e novas ciclovias foram implementadas nos canteiros centrais das avenidas, beneficiando ciclistas e pedestres.
O prefeito destacou a importância da obra para a cidade, que vinha sendo esperada há 30 anos, e que agora traz mais segurança, conforto e comodidade para os cidadãos, ligando regiões importantes da cidade.
A obra, que demandou um investimento de R$ 33,5 milhões, foi executada pela TCE Engenharia.
Mesmo com a liberação do tráfego, algumas intervenções ainda estão em andamento, como a sinalização viária e iluminação pública, executadas pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e Londrina Iluminação.
A pintura do viaduto está sendo realizada pela empresa Airless Pinturas BC, com conclusão prevista para a próxima semana.
As equipes da CMTU realizaram uma força-tarefa para preparar a área para a inauguração, incluindo limpeza, manutenção de meios-fios, demarcação de ciclovias, poda de árvores e plantio de flores.
A sinalização também foi reformada ao longo da Leste-Oeste, garantindo a segurança no trânsito.
Com a conclusão da obra, a Avenida Leste-Oeste ganhou três faixas de rolamento, que se transformam em quatro na entrada do túnel.
A faixa da esquerda será restrita para acesso à parte inferior do viaduto, enquanto a faixa do meio servirá para acessar a estrutura ou seguir em frente.
A construção, iniciada em janeiro de 2021, utilizou recursos do Programa Pró-Transporte e do município, totalizando R$ 33,5 milhões. Foram usados 732.996,69 quilos de aço, 4.465,73 m³ de concreto, e 64.120m³ de terra escavada.
A laje do viaduto conta com 1.897 m², estruturada com 42 vigas longarinas protendidas, e a drenagem utilizou 3.578 tubos de um metro de comprimento cada.
