O prefeito Rafael Greca participou do evento Reflexões Sobre o Futuro das Cidades, promovido pela Frente Nacional de Prefeitos, onde defendeu a necessidade de uma reforma tributária que mantenha a gestão do Imposto sobre Serviços (ISS) nas mãos dos municípios.
Ele também destacou a importância do governo federal garantir recursos para subsidiar a gratuidade dos idosos no transporte coletivo e o novo piso nacional de enfermagem.
Greca ressaltou que as propostas de reforma tributária em tramitação no Congresso Nacional podem prejudicar os municípios, retirando a gestão do ISS e concentrando recursos em Brasília.
Além disso, o prefeito abordou a questão da mobilidade urbana, defendendo a criação de políticas públicas federais que estabeleçam diretrizes e recursos para subsidiar o setor.
Ele mencionou a importância da aprovação de um projeto de lei que prevê recursos federais para subsidiar a tarifa gratuita dos idosos nos transportes públicos.
Greca também compartilhou as ações sustentáveis de Curitiba durante o evento, destacando a conquista do título de Cidade Mais Sustentável da América Latina em 2022.
Ele ressaltou a importância de reduzir as emissões de gases do efeito estufa e adotar soluções sustentáveis para tornar a cidade neutra em emissões e resiliente às mudanças climáticas até 2050.