O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) confirmou na noite de sexta-feira, 7 de novembro, que o fenômeno que atingiu Rio Bonito do Iguaçu foi um tornado. A cidade foi uma das mais afetadas pela passagem de uma frente fria que provocou tempestades em várias regiões do estado.
De acordo com o meteorologista Reinaldo Kneib, o tornado se formou a partir de uma tempestade do tipo supercélula. Provocando danos severos no município de Rio Bonito do Iguaçu. Foram registrados tombamentos de veículos, quedas de árvores inteiras e destruição de casas de alvenaria.
Com base na análise dos danos e nas imagens do radar meteorológico, o fenômeno foi classificado preliminarmente como F2 na escala Fujita, que corresponde a ventos entre 180 km/h e 250 km/h. No entanto, o Simepar identificou indícios de que em alguns pontos da cidade as rajadas podem ter ultrapassado os 250 km/h. O que elevaria a classificação para F3.
Os meteorologistas continuam analisando imagens de solo e aéreas, em conjunto com a Defesa Civil, para confirmar a intensidade final do tornado. Considerado um dos mais severos já registrados no Paraná.
