A Rua Eduardo Sprada, na CIC, ganhou um novo traçado para desatar um antigo nó de trânsito que por mais de três décadas causou problemas aos motoristas na região. O prefeito Rafael Greca entregou na tarde desta segunda-feira (28/3) a obra de correção geométrica executada na via, no trecho de 250 metros a partir do cruzamento com a Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira.
O serviço corrigiu o traçado da rua, eliminando a obrigatoriedade de os motoristas terem que fazer duas curvas fechadas, no encontro com a Avenida Juscelino Kubitschek e antes de passar sob a rodovia BR-376, para seguirem seu itinerário pela via.
“À véspera dos 329 anos de Curitiba nós estamos onde a Rua Eduardo Sprada encontra a Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira e a antiga Estrada da Ferraria. Esse local é marcado pela fábrica da Volvo, endereço de inovação e de industrialização de Curitiba”, lembrou Greca.
“Com a obra realizada, nossa cidade avançou para melhor. A ideia agora é transformar esse ponto de cruzamento na futura Praça da Suécia, em terreno que, por comodato, será cedido pela Volvo para Curitiba”, disse o prefeito.
A obra viária, que teve início em setembro do ano passado, ocorreu em sua maior parte em um terreno desapropriado pela Prefeitura, nas margens da movimentada esquina, e causou pouco impacto para o tráfego na região.
Sob a coordenação da Secretaria Municipal de Obras Públicas a intervenção compreendeu, além do novo traçado, requalificação do pavimento em asfalto, implantação de sistema de drenagem, meio-fio, construção de calçadas, rampas de acessibilidade, ciclovia, iluminação pública e sinalização com quatro semáforos.
Fluidez no trânsito
De acordo com o secretário municipal de Obras Públicas, o valor investido foi de R$ 1,7 milhão. “Trata-se de uma importante intervenção que assegurou maior segurança e fluidez no trânsito desse trecho da Rua Eduardo Sprada”, disse Rodrigues.
Ele destacou outras benfeitorias realizadas pela Prefeitura em duas vias que servem os moradores da CIC e que foram requalificadas completamente, a partir do programa Asfalto no Saibro: as ruas Professor Henrique Berg e Vitória Moreira Damaceno, que tinham o pavimento de saibro, já contam com asfalto.
O investimento na região terá nova etapa. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente vai fazer uma praça temática no local, alusiva à presença da Suécia em Curitiba, representada pela fábrica de caminhões da Volvo.
Acompanharam a entrega da obra o presidente da Volvo América Latina, Fabiano Todeschini; o presidente do Ippuc e secretário do Governo Municipal, Luiz Fernando Jamur; o assessor político Lucas Navarro, o secretário municipal de Finanças, Cristiano Holtz; a coordenadora de Mobilidade e Transporte do Ippuc, Olga Prestes; a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias; a auditora da Secretaria Municipal de Finanças, Viviane Galdino; o administrador da Regional CIC, Raphael Keiji e o engenheiro Diego Prendim, um dos responsáveis pela obra.