Em ação inédita no Sistema de Transporte, a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba, anunciou, nesta quarta-feira, dia 4 de setembro, um projeto piloto para a aplicação de tarifa diferenciada do transporte coletivo em horários de menor movimento.
A nova tarifa, de R$ 3,90 (R$ 0,60 mais baixa que a tarifa convencional), será praticada na linha C03 Pinhais – Guadalupe a partir da próxima segunda-feira, dia 9 de setembro, nos períodos compreendidos entre:
– 9h e 11h
– 14h e 16h
– 20h e 0h
Segundo o presidente da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba, Gilson Santos, a ação busca resgatar o protagonismo do transporte coletivo e quebrar paradigmas. “É uma ação inédita, inovadora e corajosa, e servirá como um piloto para todo o sistema. Ela se mostrando viável, será uma ação que com certeza poderá causar uma grande mudança social. Algo que não vemos em Curitiba há muitos anos”.
O Diretor de Transporte da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba, William Corrêa, afirmou que a escolha da linha C03 Pinhais – Guadalupe se deu pelo fato de que “a linha C03 possui carros articulados que comportariam um possível aumento da demanda, mesmo nos horários de contra pico”. Os testes, ainda segundo William Corrêa ocorrerão até o próximo dia 29 de novembro.
Funcionamento
William Corrêa explica que para aproveitar o desconto, só serão aceitos pagamentos com o Cartão-Transporte e durante o trajeto dos ônibus.
Os embarques realizados no terminal de Pinhais, estarão sujeitos ao pagamento convencional da tarifa, visto que ele é realizado na entrada do terminal, ou nas linhas integradas, e não no veículo.
Já no Terminal do Guadalupe, como o pagamento é realizado diretamente no veículo, a cobrança será a da tarifa diferenciada.
Otimização de frota
A ação busca combater dois grandes problemas enfrentados pelo transporte coletivo. A lotação dos veículos em horários de pico e a subutilização dos veículos nos horários de contra pico.
Isso porque, nesses horários, cerca de 50% da frota volta para as garagens devido à baixa demanda, o que também acaba trazendo custos para a operação. “É uma ação de inteligência e que irá, além de trazer uma economia para a população, otimizar a nossa frota”, destacou Gilson Santos.
Onde fazer o cartão?
Postos de atendimento Metrocard
Central Metrocard
Endereço: Rua Tibagi, 366 – Centro – Curitiba
Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
Serviços ofertados: Cadastro comum, Gratuidades e Operador, Venda de créditos, Segunda via, Extrato e Autoatendimento
Terminal de Pinhais
Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
Serviços ofertados: Comum, Gratuidades, Venda de créditos, Segunda via e Autoatendimento
Terminal de Fazenda Rio Grande
Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
Serviços Ofertados: Cadastro comum e Gratuidades, Venda de créditos, Segunda via e Autoatendimento
Terminal de Campo Largo
Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
Serviços Ofertados: Cadastro comum e Gratuidades, Venda de créditos, Segunda via e Autoatendimento
Terminal Central – São José dos Pinhais
Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
Serviços Ofertados: Cadastro Comum e Gratuidades, Venda de créditos, Segunda via e Autoatendimento
Terminal Afonso Pena – São José dos Pinhais
Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
Serviços Ofertados: Cadastro comum e Venda de créditos
Terminal de Guaraituba
Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8:30 às 13h e das 14h às 17h30
Serviços Ofertados: Cadastro comum e Gratuidades.
Atendimento telefônico: 3093-3232
Site oficial: Cartão Metrocard