Avanços e desafios do transporte coletivo de Curitiba são tema de palestra

O presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto, ministrou palestra nesta quinta-feira (17/3) sobre o funcionamento e os avanços do transporte coletivo de Curitiba nos próximos anos. O evento foi promovido pelo Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) e ocorreu na sede da entidade, no Centro de Curitiba.

Além detalhar os custos do transporte coletivo na capital, Maia Neto falou sobre como é feita a fiscalização e a manutenção dos euipamentos do sistema. “Curitiba avançou muito na manutenção dos equipamentos, como terminais e estações-tubo, nessa gestão. Antes, 90% dos consertos eram realizados a partir da demanda que vinha dos canais de comunicação da Prefeitura, como o 156. Atualmente, 85% dos serviços são de manutenção programada e apenas 15% de pedidos da população”, disse. “Hoje, no máximo em 23 horas concluímos a execução dos reparos”, acrescentou.

O presidente da Urbs comentou ainda sobre os projetos futuros, como o novo Inter 2 e os estudos para realização de uma nova licitação do transporte coletivo na capital. O atual contrato e concessão se encerram em 2025. Segundo Maia Neto, um dos desafios é estabelecer um novo modelo de custeio do transporte coletivo, com objetivo de tornar a operação mais moderna e eficiente.

Entre os desafios para o transporte coletivo nos próximos anos está a implantação de infraestrutura que permita a compra e utilização de ônibus elétricos, automatização de cobrança em estações-tubo e terminais, além de aumentar a atratividade do transporte público para novos usuários.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário