A segurança no transporte coletivo de Curitiba ganhou um reforço com a criação da Patrulha de Proteção ao Transporte Coletivo. O prefeito Eduardo Pimentel assinou o decreto na segunda-feira (19), durante inauguração da sede do novo grupo, localizada no bloco estadual da Rodoviária.
Novo grupo da Guarda Municipal
A patrulha faz parte da estrutura da Guarda Municipal e da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito. O grupo especializado passa a atuar com foco em rondas nas canaletas do biarticulado e nos terminais de ônibus. A iniciativa busca reduzir furtos, assédios, fura-catracas e a prática perigosa da rabeira.
Mais segurança para passageiros e trabalhadores
Segundo Eduardo Pimentel, o compromisso é garantir mais eficiência no transporte coletivo, protegendo tanto passageiros quanto os profissionais do sistema. Para isso, a patrulha conta com suporte tecnológico direto da Urbs, com sistema que permite acionamento rápido das equipes em casos de emergência.
Integração com a comunidade e a Urbs
O secretário Rafael Vianna explicou que duas equipes da Guarda vão operar integradas com a comunidade e a Urbs. A tecnologia embarcada nos ônibus permite que motoristas alertem a patrulha em tempo real ao identificar situações de risco.

Apoio dos motoristas e cobradores
Anderson Teixeira, presidente do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Curitiba e Região Metropolitana, elogiou a medida. Para ele, a patrulha representa sensibilidade do poder público com os trabalhadores e com os jovens que colocam a vida em risco na prática da rabeira.
- Leia também: Avanços da duplicação da rodovia dos Minérios
Multa e apreensão de bicicletas
Além da patrulha, o prefeito também sancionou a lei que prevê multa e apreensão de bicicletas de quem praticar rabeira nos ônibus. A nova legislação reforça o esforço para melhorar a segurança no sistema de transporte coletivo da capital.