O sistema de transporte coletivo de Araucária, conhecido como TRIAR, tem registrado um recorde de usuários desde abril de 2023, com 69 mil pessoas utilizando o serviço em um único dia útil.
Esse número é significativamente maior do que os cerca de 32 mil usuários por dia em 2017, antes das melhorias implementadas pela Prefeitura.
O aumento na adesão da população ao transporte coletivo pode ser atribuído a diversas melhorias e benefícios, como oito reduções consecutivas de tarifa, concessão de gratuidades para grupos específicos, como estudantes, e investimentos em tecnologia, como ônibus novos e Wi-Fi grátis.
A fim de acompanhar o aumento de público, o sistema de transporte de Araucária tem se adaptado à demanda, otimizando as linhas e ampliando a frota. De março de 2022 a abril de 2023, houve um aumento de 14 mil usuários por dia.
Essa iniciativa de incentivar o uso do transporte coletivo teve resultados positivos e destacou Araucária, já que muitos municípios brasileiros têm registrado uma redução no número de usuários. Com um melhor acompanhamento do fluxo de usuários e controle dos custos, é possível fazer ajustes com maior precisão e qualidade.
Vale ressaltar que aproximadamente 30% dos usuários do sistema de transporte coletivo de Araucária se beneficiam de isenções no pagamento da tarifa por pertencerem a grupos específicos. A tarifa do TRIAR é considerada a mais atrativa da região, levando em conta a qualidade da estrutura oferecida.
Isso tem despertado interesse de municípios e imprensa de outras regiões do país. Atualmente, a tarifa é de apenas R$ 1,25, mas poderia ser de R$ 5,50 se fosse ajustada de acordo com a tarifa metropolitana.
Aos domingos, os usuários do transporte coletivo têm gratuidade, desde que utilizem o cartão TRIAR, para deslocamentos relacionados a atividades familiares, de lazer ou religiosas, por exemplo.