Volvo celebra 40 anos de chegada à Cidade Industrial de Curitiba

Nesta terça-feira, dia 14 de maio, aconteceu o evento que marca os 40 anos da chegada do grupo Volvo, da Suécia, à Cidade Industrial de Curitiba.

Uma das maiores fabricantes mundiais de caminhões, ônibus, equipamentos de construção, motores marítimos e industriais, a empresa conta com cerca de 3.800 colaboradores na sede curitibana e, ao longo dos anos, se tornou parceira da Prefeitura de Curitiba no desenvolvimento do sistema de transporte coletivo da cidade.

Volvo Evento
Foto: Pedro Ribas/Secretaria Municipal da Comunicação Social

Desde 1979, a indústria fabrica na Cidade Industrial de Curitiba, veículos que são exportados para várias partes do mundo. “Estamos renovando os ônibus de Curitiba e 65 veículos desta nova frota foram fabricados aqui, nesta fábrica. A Volvo é também símbolo de inovação e segurança”, disse o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, ao citar o sistema de controle de velocidade por GPS que foi criado pela empresa.

A nova tecnologia é utilizada em regiões que exigem maior segurança, como nas proximidades de hospitais, colégios e terminais. A conectividade via GPS identifica as áreas de risco e diminui automaticamente a velocidade dos ônibus.

Volvo 40 anos
Foto: Pedro Ribas/Secretaria Municipal da Comunicação Social

O resultado prático do sistema é que, em 2017 e 2018, ocorreu uma redução de 50% do número de acidentes envolvendo veículos do transporte coletivo.

O presidente da Volvo, Fabiano Todeschini, disse que a empresa de origem sueca escolheu Curitiba como seu “lar” e teve fácil adaptação por conta do “clima europeu” que encontrou na cidade. “Quando comecei a trabalhar na Volvo, em 1996, eram muitos os funcionários suecos. Hoje, são poucos. Acho que dá para contar nos dedos de uma das mãos. Então, a empresa não trouxe só tecnologia em transportes, mas também valorizou as pessoas de Curitiba”, disse.

Leia também

Com 50% menos acidentes, biarticulados Volvo lideram renovação do BRT de Curitiba em 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.