Prefeitura de Curitiba inaugura Estação Prisma Solar Agrárias

Nesta segunda-feira (13/5), Curitiba deu mais um passo significativo em direção à inovação e sustentabilidade no transporte público com a inauguração da Estação Prisma Solar Agrárias. O evento contou com a presença do prefeito Rafael Greca, da primeira-dama Margarita Sansone, do vice-prefeito Eduardo Pimentel e de dirigentes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A estação climatizada e autossustentável, preparada para a eletromobilidade, faz parte do Projeto Novo Inter 2 e é a primeira entrega de um programa financiado pelo BID no valor de U$ 106 milhões.

A nova estação, localizada na Rua dos Funcionários, foi projetada pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e construída pela empresa Eccoprax, especializada em construção modular. A estrutura de aço e vidro, que pesa 7 toneladas e custou R$ 4 milhões, inclui dois módulos que totalizam 80m². A estação tem capacidade para 280 usuários e possui diversas inovações, como bilhetagem por reconhecimento facial, geração de energia fotovoltaica e um sistema de monitoramento integrado com a Central de Operações da Urbs e o Hipervisor Urbano.

Além de oferecer conforto térmico e conexão com a Central de Operações, a Estação Prisma Solar Agrárias está preparada para a multimodalidade, com pontos de locação de bicicletas compartilhadas, vagas para carros de aplicativos e calçamento acessível. Após a inauguração, a estação retomou a operação da Linha Direta Inter 2 nos dois sentidos, iniciando também os testes de ajuste.

agrárias estação
Foto: Daniel Castellano/SMCS

O prefeito Rafael Greca destacou a importância dessa evolução no sistema de transporte, afirmando que Curitiba está preparada para o futuro da eletromobilidade. O vice-prefeito Eduardo Pimentel ressaltou o legado de inovação deixado pela atual gestão.

A nova estação é apenas o começo do plano de mobilidade sustentável de Curitiba. Estão previstas mais 11 estações Prisma Solar para o itinerário do Inter 2, conforme os estudos do Ippuc. Essas estações fazem parte do Programa de Mobilidade Urbana Sustentável, que visa requalificar quase 40 quilômetros do itinerário Inter 2/Interbairros 2, beneficiando 28 bairros da cidade e incluindo a construção de viadutos e pontes.

Curitiba, conhecida mundialmente por seu modelo de transporte público inovador e sustentável, continua a liderar o caminho em direção a um futuro mais verde e eficiente. A Estação Prisma Solar Agrárias é um exemplo claro do compromisso da cidade com a modernização e a sustentabilidade no transporte público.

Deixe um comentário