Agentes de trânsito orientam motoristas na região das obras da nova trincheira

O cruzamento da Avenida Nossa Senhora Aparecida com a Rua General Mário Tourinho está bloqueado desde a manhã desta segunda-feira, dia 23 de setembro, para a continuidade das obras de construção da trincheira no local.

A intervenção faz parte de um conjunto de medidas que vai melhorar a mobilidade urbana na região e é focada especialmente no aumento da eficiência do transporte coletivo.

Para o início dos trabalhos, foram mobilizados fiscais da Urbanização de Curitiba, responsável pela gestão do sistema de transporte coletivo, e equipes da Secretaria Municipal de Obras Públicas e de sinalização e semáforos da Superintendência de Trânsito.

Cerca de 20 agentes de trânsito por turno estão orientando os motoristas nos principais cruzamentos de acesso à região das obras, das 7h às 22h, para minimizar o impacto das obras aos motoristas.

Informações sobre a obras

As opções indicadas de desvios, informações sobre linhas de ônibus e outros detalhes sobre a obra podem ser consultados no site da Prefeitura de Curitiba. Os mapas também já estão atualizados no aplicativo Waze, que pode auxiliar na busca de rotas alternativas para escapar do aumento do trânsito na região.

“Técnicos e engenheiros da Superintendência de Trânsito vão continuar monitorando o fluxo de veículos para sugerir possíveis ajustes, o que é normal numa obra desse porte”, explica o diretor de Planejamento e Operação da Superintendência de Trânsito, Pedro Darci da Silva Júnior.

Interdição Trincheira
Foto: Pedro Ribas/Secretaria Municipal de Comunicação Social

Ele reforça aos motoristas que a sinalização no entorno foi modificada, inclusive com alteração de sentido: a Avenida Nossa Senhora Aparecida passou a ter sentido único, em direção ao Campo Comprido, entre as ruas Jaime Veiga e Professor Laertes Munhoz.

O tráfego também foi alterado na Rua Major Heitor Guimarães. A via agora tem sentido único da Avenida Nossa Senhora Aparecida para a Rua General Mário Tourinho.

“O motorista que chegar no raio de um quilômetro de distância da obra já precisa redobrar a atenção para a nova sinalização e para os desvios indicados”, alerta o diretor da Superintendência de Trânsito.

Cravação das estacas

As obras da trincheira da Rua General Mário Tourinho, no ponto em que a via cruza com a Avenida Nossa Senhora Aparecida, no bairro Seminário, entraram nesta segunda-feira, dia 23 de setembro, em sua principal etapa.

Começaram a ser removidas as calçadas, canteiros e o pavimento para preparar o local onde serão cravadas as estacas metálicas que formarão a parede da nova trincheira.

As estruturas receberam tratamento no município da Lapa, foram lixadas, soldadas, pintadas e estão sendo trazidas para o canteiro da obra. Depois que todas estiverem encaixadas, terá início o processo de escavação. A previsão é de que a obra seja concluída em abril de 2020.

Funcionários na trincheira
Foto: Pedro Ribas/Secretaria Municipal de Comunicação Social

De acordo com o engenheiro Mário Padovani, do Departamento de Pavimentação da Secretaria Municipal de Obras Públicas e responsável pela fiscalização da construção da nova trincheira, a intervenção na região começou com a relocação de muros e acerto do alinhamento predial das áreas desapropriadas.

“Agora vamos começar a cravação das estacas e o bloqueio do tráfego era inevitável. Mas, planejamos passo a passo da obra e não queremos gerar transtornos além do que é estritamente necessário”, apontou Mário Padovani.

A medida em que forem transcorrendo as fases da construção, também serão trazidas para a obra as vigas de concreto que serão utilizadas na estruturação da nova trincheira. Elas estão sendo fabricadas em Tijucas do Sul.

O andamento das obras, as opções de desvio e as linhas de ônibus que tiveram itinerários modificados temporariamente pela construção da trincheira podem ser acompanhados na página especial no site da Prefeitura de Curitiba e no site especial sobre a Trincheira Mário Tourinho.

Trânsito

– Confira os boletins e informações do trânsito de Curitiba no Twitter da Superintendência de Trânsito de Curitiba

Mobilidade Curitiba

Quer ficar informado sobre tudo o que acontece na mobilidade urbana de Curitiba e Região Metropolitana?

Então curta nossa página no Facebook.

Siga o @MobilidadeCTBA no Twitter.

Mobilidade Curitiba

A redação do Mobilidade Curitiba é responsável pela produção de conteúdo sobre a mobilidade urbana de Curitiba e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para enviar informações, sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadecuritiba.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.