ANAC lança painel interativo para consulta de reclamações no transporte aéreo: saiba como as empresas se comportam na resolução de problemas

534
A321 Latam
Foto: Divulgação/Latam
Publicidade

A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) lançou o Painel Reclamações de Passageiros, uma ferramenta interativa que disponibiliza dados das reclamações registradas na plataforma Consumidor.gov.br.

O objetivo é facilitar o acesso e visualização da quantidade de reclamações, principais temas reclamados e o desempenho das empresas aéreas na resolução dos problemas apresentados.

A plataforma Consumidor.gov.br é um canal direto de comunicação entre consumidores e empresas para resolver conflitos nas relações de consumo, sem a intermediação da ANAC ou outro órgão.

Publicidade

As reclamações relacionadas ao transporte aéreo são monitoradas pela ANAC em conjunto, buscando identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos consumidores para subsidiar a regulação e fiscalização do setor.

No primeiro trimestre de 2023, foram registradas 20.879 reclamações em relação às empresas aéreas, representando 76,1 reclamações a cada 100 mil passageiros, uma redução de 55,1% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O desempenho das empresas na solução das reclamações melhorou, com 80,9% das reclamações consideradas resolvidas e aumento de 14,8% em comparação com o trimestre anterior.

A Azul Linhas Aéreas se destacou entre as companhias brasileiras, apresentando o menor índice de reclamações, o melhor índice de solução de reclamações e a maior nota de satisfação dos consumidores em relação ao atendimento recebido.

A Flybondi foi a empresa estrangeira com menor índice de reclamações por 100 mil passageiros, enquanto a Copa Airlines teve o maior índice de satisfação e o menor tempo de resposta.

O tema mais reclamado pelos consumidores foi o reembolso, seguido pela alteração de contrato pela empresa aérea e alteração pelo passageiro.

MOBILIDADE CURITIBA

Siga o Mobilidade Curitiba no Twitter e Instagram e fique informado sobre a mobilidade urbana de Curitiba e Região Metropolitana.

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui