Avanço da construção da trincheira da Rua General Mário Tourinho provoca desvio no trânsito

O avanço da construção da trincheira da Rua General Mário Tourinho, no encontro com a Avenida Nossa Senhora Aparecida, no bairro Seminário, provocou desde a quarta-feira, dia 20 de maio de 2020, um novo desvio no trânsito.

A alteração é simples e acontece na esquina com a Avenida Vicente Machado. Os veículos, que estavam trafegando na pista da direita no sentido Portão, agora passaram a usar a pista da esquerda.

Tourinho
Foto: Daniel Castellano
Tourinho Trincheira
Foto: Daniel Castellano

Outro reflexo da nova fase da obra é o bloqueio da entrada para a Rua Major Alberto Pereira Jorge a partir da Rua General Mário Tourinho. No local está sendo escavado o encaixe para a nova base e pavimento da Rua General Mário Tourinho, o que impossibilita a passagem de veículos. O acesso à via poderá ser feito pelas ruas Antônio Rodrigues, Pedro Haj Mussi, Álvaro Alvim e José Scuissiato.

A obra passou nesta quarta-feira, dia 27 de maio, por vistoria do prefeito Rafael Greca e do secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues.

“Todas as estacas já foram colocadas e agora é cavar para abrir o espaço da nova trincheira. Logo teremos resolvida essa transposição que servirá para melhorar o trânsito na região e também dará melhor passagem, em especial, à linha Inter 2. Para o bem de todos que querem que Curitiba seja moderna, eficiente e com um sistema de transporte exemplar”, disse Rafael Greca.

Estágio da obra

Hoje, a trincheira da Rua General Mário Tourinho tem 50% da sua construção já executada. Faltam ser concluídas a escavação do novo leito da pista da Rua General Mário Tourinho, que passará sob a Avenida Nossa Senhora Aparecida, e a implantação da laje, do novo pavimento e das barreiras de New Jersey.

Até aqui, os serviços executados deram conta da cravação de 100% da estacas metálicas que formam a parede da nova trincheira (918 estacas no total), foi feita a alteração completa da Rede de Distribuição Urbana de energia elétrica e construídas as novas galerias de águas pluviais, que formam parte da estrutura de drenagem da região.

Na área de pavimentação, o trecho da Rua General Mário Tourinho entre a Avenida Nossa Senhora Aparecida e a Avenida Vicente Machado está ganhando nova estrutura de base e novas camadas de asfalto. E, na esquina entre a Rua General Mário Tourinho e a Avenida Nossa Senhora Aparecida, de ambos os lados da pista, foi feito o guarda-corpo.

Tourinho Obras Rua General Mário Tourinho
Foto: Daniel Castellano
Prazo de entrega

Além de imprevistos enfrentados na cravação das estacas, como a quebra do maquinário utilizado na operação e a resistência do solo, a pandemia do novo coronavírus afetou o andamento dos trabalhos de construção da nova trincheira.

Profissionais que pertencem ao grupo de risco, entre eles engenheiros, mestres de obra, operadores de máquinas e operários, tiveram que ser afastados dos seus afazeres na obra para cumprir a orientação de isolamento social.

A quarentena também causou impacto direto no fornecimento de insumos, peças e equipamentos, bem como na logística de entrega de materiais necessários para a regular execução dos trabalhos.

Há fornecedores e prestadores de serviços com sede em outras cidades e, até, em outros estados que vivem situações mais severas e paralisaram produção e entrega de seus produtos e, ainda, a assistência técnica que prestavam.

Como os efeitos da pandemia ainda persistem no Brasil e não se tem a data exata de quando a normalidade será retomada, ainda não é possível estabelecer um novo prazo de entrega da estrutura viária.

A Secretaria Municipal de Obras Públicas pactuou com a empresa que está executando a construção o tempo necessário para finalizar o serviço e este não poderá exceder o próximo mês de setembro.

Os efeitos da pandemia e o saldo remanescente da obra irão influenciar diretamente no tempo determinado para a conclusão do trabalho.

Tourinho Obras Curitiba Rua General Mário Tourinho
Foto: Daniel Castellano

Mobilidade Curitiba

A redação do Mobilidade Curitiba é responsável pela produção de conteúdo sobre a mobilidade urbana de Curitiba e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para enviar informações, sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadecuritiba.com.br ou envie uma mensagem para o nosso Whatsapp.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.