Caminhar Melhor facilita o trajeto de dona Ilsa e outros moradores da cidade

711
Foto: Daniel Castellano/SMCS
Publicidade

As ruas João Parolin, no bairro Prado Velho, e Major Heitor Guimarães, no Campina do Siqueira, estão ganhando calçadas novas e planas para assegurar acessibilidade e conforto na movimentação dos pedestres. As intervenções fazem parte da primeira etapa do projeto Caminhar Melhor de requalificação e expansão de calçadas e ciclovias da Prefeitura de Curitiba e integra o Programa de Mobilidade Urbana idealizado pelo prefeito Rafael Greca para a gestão.

Na Rua João Parolin o novo passeio vai alcançar 450 metros, entre a Avenida Marechal Floriano Peixoto e a Rua Francisco Nunes. Os serviços iniciaram em fevereiro e já alcançaram 20% do total da intervenção.

Acessibilidade

A nova calçada será formada por uma nova faixa acessível em concreto de 2 metros de largura, conforme estabelecido pelas Normas Técnicas de Acessibilidade da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), cordão formado com lajotas de lousinha (pedras de granito duro), faixa de paisagismo, rampas de acessibilidade com pista tátil nas esquinas e remansos.

Publicidade

A obra teve início com a remoção da antiga calçada e preparação do local para execução do piso de concreto. Depois foi feita a moldura em lousinha nas laterais e o paisagismo, com canteiro de grama e folhagens. A previsão é de que os serviços sejam concluídos em julho.

“A obra é executada primeiramente em um dos lados da via, deixando o outro liberado aos pedestres”, explica Loris Almir Probst Filho, engenheiro fiscal responsável pela obra.

“Ficou nota dez e olha que ainda falta terminar umas coisinhas, mas caminhar pela calçada está muito melhor”, conta a dona de casa Lorentina Fermiano dos Santos.

As melhorias realizadas na calçada, que agora é plana e sem o risco de pedras soltas, deixaram-na mais segura para as caminhadas. “Já ando mais tranquila, posso até admirar as plantas e recolher os pinhões derrubado pelo vento no caminho”, diz Lorentina.

A aposentada Ilsa Maria de Prienco também aprovou o novo piso. “Curitiba é uma cidade muito bem cuidada. Esse zelo está pelas ruas dos bairros e agora também nas calçadas”, avalia Ilsa.

Campina do Siqueira

A Rua Major Heitor Guimarães, no Campina do Siqueira, está recebendo obras de requalificação e acessibilidade de calçadas em um trecho de 409 metros, entre o Rio Barigui e a Rua Pedro Viriato Parigot de Souza. As obras tiveram início na primeira semana de março e deverão ser concluídas até o fim deste mês. A intervenção inclui o alargamento do passeio antigo, novo piso em blocos de concreto (paver) e rampas de acesso com pista tátil.

Motoristas que circulam pela região devem redobrar a atenção. Em função das obras há trechos de duas faixas da via (em pontos distintos) que precisam ficar temporariamente interditadas ao trânsito. Para amenizar os impactos no trânsito, a Superintendência de Trânsito (Setran) fez alterações nos tempos de abertura de semáforo e agentes de trânsito estão na região para intervenções e orientações pontuais.

Caminhar Melhor

As ruas alcançadas pelo projeto Caminhar Melhor são centros comerciais e de grande circulação de pessoas. Os projetos são desenvolvidos pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e as obras são coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas.

Além de novas calçadas e paisagismo, os projetos incluem outros serviços, de acordo com a especificidade de cada rua. Em algumas haverá drenagem, sinalização, pavimentação em alguns trechos e iluminação.

Nesta fase nove vias da cidade estão sendo contempladas com obras de revitalização e acessibilidade das calçadas, somando mais de 5 mil metros de extensão, com investimentos de R$ 9,5 milhões. As melhorias acatam ainda solicitações feitas pela população pelo 156 e o Fala Curitiba, o programa de consulta públicas feito pela Prefeitura à população.

Além da João Parolin e Major Heitor Guimarães, já começaram a receber intervenções para a implantação das novas calçadas as ruas Kellers (São Francisco), Francisco Alves Guimarães (Cristo Rei), Doutor Goulin (Juvevê), Bley Zornig (Boqueirão) e Eduardo Afonso Nadolny (CIC). Também serão alcançadas pelas obras nesta etapa as ruas Cândido Lopes (Centro) e a Avenida Batel (entre Desembargador Motta e Carneiro Lobo e incluindo os trechos denominados Benjamin Lins e Rua Gonçalves Dias, no Batel).

De acordo com Rodrigo Araújo Rodrigues, secretário Municipal de Obras Públicas, as obras vão promover a mobilidade e qualidade de vida às pessoas. “Com as obras de requalificação e implantação de calçadas, as vias de diferentes bairros terão melhores condições de uso tornando-se atrativas para as caminhadas, para os passeios e consequentemente ajudarão a fomentar o comércio local e o convívio entre moradores e comerciantes”, diz Rodrigues.

Investimentos

O projeto Caminhar Melhor vai destinar R$ 40 milhões de investimentos em melhorias e novas estruturas cicloviárias e de calçadas. Estão previstos 100 km de calçadas acessíveis na cidade e 50 km de estrutura cicloviária.

Os recursos são do Finisa, o Programa de Financiamento para Infraestrutura e Saneamento da Caixa Econômica Federal e do Fundo de Recuperação de Calçadas (Funrecal).

MOBILIDADE CURITIBA

Siga o Mobilidade Curitiba no Twitter e Instagram e fique informado sobre a mobilidade urbana de Curitiba e Região Metropolitana.

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui