A Urbanização de Curitiba vai suspender a validade do Cartão Estudante até a volta das aulas presenciais nas escolas. A empresa, que administra o transporte coletivo na cidade, detectou um aumento no uso do Cartão Estudante nas últimas semanas, mesmo com as aulas presenciais suspensas. Ao todo são 7,8 mil passes escolares ativos na capital paranaense.
Na quarta-feira, dia 13 de maio de 2020, 400 estudantes utilizaram o cartão no sistema de transporte coletivo. Em 13 de abril, esse número estava em 296 estudantes. A média de estudantes usando os ônibus da cidade passou de 288 para 400.
“Não se justifica essa movimentação, já que as aulas estão sendo realizadas on-line. O cartão estudante é exclusivo para deslocamento para a escola. Vamos suspender a validade até a volta das aulas para evitar que esses estudantes contribuam para a aglomeração nos ônibus e corram o risco de contrair a Covid-19 “, diz o presidente da Urbanização de Curitiba, Ogeny Pedro Maia Neto.
As aulas presenciais foram suspensas em escolas e universidades justamente para evitar a transmissão do novo coronavírus. Em março, dois decretos do Governo do Estado do Paraná (4.230 e 4.258) suspenderam as aulas presenciais nas escolas públicas e privadas no Paraná. Nas escolas municipais, a suspensão começou em 23 de março.
O passe escolar é voltado para alunos matriculados em escolas de ensino regular fundamental, médio, técnico ou superior, residentes e estudantes em Curitiba. Aos alunos cadastrados, permite uma redução de 50% no valor da tarifa, com o direito a dois vales diários.