Colombo abre licitação para Plano de Mobilidade Urbana

A cidade de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, com população estimada de 244 mil habitantes, lançou o Aviso de Licitação para a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana.

A publicação consta da edição do Diário Oficial da União desta quinta-feira, dia 6 de agosto de 2020.

A Concorrência, tipo Técnica e Preço, está marcada para o dia 22 de setembro. A Pasta Técnica com o inteiro teor do Edital e seus respectivos modelos, adendos e anexos, poderá ser solicitada através do e-mail licitacao@colombo.pr.gov.br, ou examinada na sede da Prefeitura de Colombo.

O Plano de Mobilidade Urbana organiza o sistema viário da cidade, que envolve trânsito, ciclovias, pedestres, obras necessárias e outras situações. O Plano de Mobilidade Urbana é exigido por Lei Federal aos municípios com mais de 200 mil habitantes, que é o caso de Colombo.

No último levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) – Censo 2010, mais de um quinto da população de Colombo levava mais de uma hora só para chegar ao trabalho.

A cidade pertence ao Núcleo Urbano Central, delimitado pela malha urbana contínua que abrange outras 13 cidades – Almirante Tamandaré, Araucária, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Itaperuçu, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras, Rio Branco do Sul e São José dos Pinhais.

Melhorar o zoneamento e o planejamento urbano na cidade é uma das exigências para diminuir a necessidade de deslocamento das pessoas, melhorar o transporte público coletivo e o transporte ativo, além de diminuir a atratividade do uso do transporte individual, especialmente o carro.

São José dos Pinhais e Colombo, juntamente à Piraquara e Fazenda Rio Grande, concentram cerca de 1/3 da população da Região Metropolitana de Curitiba – a população dessas cidades, somada à da capital paranaense, resultava em 2020 em 79,1% da população do Núcleo Urbano Central e 76% da população da Região Metropolitana de Curitiba.

Mobilidade Curitiba

A redação do Mobilidade Curitiba é responsável pela produção de conteúdo sobre a mobilidade urbana de Curitiba e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para enviar informações, sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@grupopln.com.br ou envie uma mensagem para o nosso Whatsapp.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.