Colombo: Pedestres terão cerca de 50 quilômetros de calçadas

Colombo está recebendo cerca de 50 quilômetros lineares de calçadas nas ruas que cruzam as áreas urbanas do município – um investimento de R$ 6.528,383,52.

A prefeita Beti Pavin esteve na Rua do Pau Brasil – na tarde da última sexta-feira, dia 6 de setembro, – para vistoriar a construção dos novos calçamentos. Atualmente, os bairros Parque Embu, Santa Tereza e Centro são os primeiros a serem atendidos.

“Mobilidade com segurança este é o principal objetivo desta gestão. Ao iniciarmos estes serviços não estamos privilegiando apenas os carros ou o transporte coletivo. Mas, sim estamos garantindo melhorias também para pedestres e ciclistas – que deixam de dividir espaço com os veículos nas pistas de rodagem”, disse a prefeita.

Simultaneamente, estão em andamento os serviços – no bairro Santa Tereza, nas ruas José Beira da Silva e Pássaro Preto e no Centro, na Rua XV de Novembro. “A iniciativa contribui para a mobilidade urbana, visto que diminui distâncias e aproxima as pessoas de bairros vizinhos”, ressalta Beti Pavin.

Rua do Pássaro Preto
Rua do Pássaro Preto (Foto: Ilson L. de Jesus/ Prefeitura de Colombo)

Entre as regiões beneficiadas estão mais de 30 bairros, como por exemplo, o Ana Rosa, São Marcos, Jardim Eldorado, Guadalajara, Arapongas, Esmeralda, Santa Tereza. As calçadas são executadas em frente a residências, comércios, praças e equipamentos públicos.

De acordo com o Secretário de Obras e Viação, Agnaldo Santos os passeios serão construídos dentro da norma 9050 da Associação Brasileira de Normas Técnicas, que garante acesso com comodidade e segurança a pedestres, idosos e portadores de deficiência.

“Os locais previamente definidos contam com maior fluxo de pedestre. Em alguns lugares há calçadas construídas pelos próprios moradores, em desconformidade com acessibilidade, as mesmas serão demolidas e executada de maneira a atender as normas”, enfatizou o secretário de Obras e Viação.

Ainda para o ano de 2019 os investimentos são na ordem de 3,5 milhões, para 25 quilômetros. Para o ano que vem, a Prefeitura de Colombo vai investir mais 3,5 milhões – em 25 quilômetros – com recursos próprios do município. “As calçadas terão meio fio, faixa de passeio em asfalto, com 1,20 metros largura em CBUQ – e rampas de acesso ao longo da pista”, explicou Agnaldo Santos.

Estava presente na vistoria o Secretário de Meio Ambiente, Evandro Busato.

Confira os bairros que receberão as obras de calçamento:

Parque Embu, Centro, Santa Cruz, Santa Tereza, Jorgina, Ana Rosa, São Marcos, Jardim Eldorado, Jardim Guadalajara, Jardim Arapongas, Jardim Esmeralda, Campo Pequeno, Osasco, São Domingos, Rio Verde, São Sebastião, São Gabriel, Monza, Santa Terezinha, Jardim Adriana, Adriana, Eucaliptos, Fátima, Parque dos Lagos, Atuba, Jardim Paraná, Guarani, Maracanã, Maracanã, Adriana, Jardim das Graças, Jardim Guaraituba, Jardim Guilhermina, São Dimas e Colônia Faria.

Mobilidade Curitiba

A redação do Mobilidade Curitiba é responsável pela produção de conteúdo sobre a mobilidade urbana de Curitiba e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para enviar informações, sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadecuritiba.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.