Com novo binário, linha Juvevê – Água Verde será substituída por integração temporal

Com a implantação do binário Avenida dos Estados – Rua Amazonas, a Urbanização de Curitiba fez alterações no itinerário das linhas 160 Jardim Mercês – Guanabara e 180 Água Verde – Abranches e resolveu, depois de um estudo de otimização operacional, desativar a linha 285 Juvevê – Água Verde.

As alterações entram em vigor na terça-feira, dia 23 de junho de 2020, com a implantação do novo binário.

Nas linhas 160 Jardim Mercês – Guanabara e 180 Água Verde – Abranches, as mudanças são na localização de alguns pontos, que podem ser conferidos na página Boletim do Transporte.

Mudança 180

Já na 285 Juvevê – Água Verde, a mudança se deve à sobreposição das linhas da região e a queda acentuada de passageiros. Para minimizar o impacto da desativação, os passageiros terão o benefício da integração temporal (através do Cartão-Transporte usuário) com a linha 180 Água Verde – Abranches.

As duas linhas possuem itinerário idênticos no trecho entre o Centro e o bairro Água Verde, então para o passageiro que faz esse trajeto nada muda.

Mudança 285

No sentido norte, a linha 180 Água Verde – Abranches atende a região do bairro Abranches e a linha 285 Juvevê – Água Verde atendia o bairro Juvevê, que passa a ter como opção outras linhas: 023 Inter 2 (anti-horário) na estação-tubo Agrárias e 021 Interbairros II (anti-horário) na região da Rua dos Funcionários e Avenida Munhoz da Rocha.

O passageiro poderá usar a integração temporal para fazer os deslocamentos. O passageiro terá um tempo para sair de um ônibus e pegar outro sem pagar mais uma passagem.

Confira as opções

No sentido Juvevê ou Cabral, o passageiro vai utilizar a linha 180 Água Verde – Abranches e poderá realizar integração temporal com a linha 203 Santa Cândida – Capão Raso nas estações-tubo Alferes Poli ou Passeio Público, local onde as linhas se cruzam, sentido Terminal do Cabral.

Após isso, é preciso realizar nova integração com a linha 022 Inter 2 (horário) até estação-tubo Agrárias ou 020 Interbairros II (horário) desembarcando na região da Avenida Munhoz da Rocha ou Rua dos Funcionários. A integração temporal poderá ser feita em até 60 minutos.

No sentido Água Verde, há duas opções, ambas com 90 minutos para a integração temporal. A primeira alternativa é passar o cartão-transporte na estação-tubo Agrárias para acesso à linha 023 Inter 2 (anti-horário) até o terminal do Cabral.

Lá, embarcar na linha 203 Santa Cândida – Capão Raso sentido terminal do Capão Raso. Desembarcar nas estações-tubo Passeio Público ou Alferes Poli. Caminhar até o ponto da linha 180 Água Verde – Abranches na Avenida Cândido de Abreu ou Rua 24 de Maio.

A segunda opção é utilizar a linha 021 Interbairros II (anti-horário) com cartão-transporte e, caso não desembarque no terminal do Cabral, embarcar em qualquer ponto de parada comum com a linha 180 Água Verde – Abranches, na região do Parque São Lourenço.

Mobilidade Curitiba

A redação do Mobilidade Curitiba é responsável pela produção de conteúdo sobre a mobilidade urbana de Curitiba e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para enviar informações, sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@grupopln.com.br ou envie uma mensagem para o nosso Whatsapp.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.