Prefeitura de Curitiba conclui obras de correção geométrica na região da Cruz do Pilarzinho

875
Pilarzinho Obras
Foto: Daniel Castellano/SMCS
Publicidade

A Prefeitura de Curitiba concluiu as obras de correção geométrica na região da Cruz do Pilarzinho, no bairro Pilarzinho, executadas para promover a melhoria viária, a segurança dos pedestres e integração temporal do transporte público. O prefeito Rafael Greca vistoriou as obras concluídas na tarde desta sexta-feira (8/4) e deu início à integração do transporte.

Iniciadas em 25 de agosto do ano passado, as obras na Cruz do Pilarzinho foram concluídas dois meses antes do prazo previsto, que era de dez meses.

Com as intervenções realizadas nas ruas Hugo Simas, Raposo Tavares e Amauri Lange Silvério e seus arredores, o bairro tornou-se ponto de conexão com vários terminais, permitindo a passageiros de sete linhas de ônibus a troca de itinerário sem pagar uma nova passagem, usando o cartão-transporte.

Publicidade

As intervenções – executadas sob a supervisão da Secretaria Municipal de Obras Públicas – alcançam quase 800 metros executados em seis ruas que foram alargadas, pavimentadas e sinalizadas, receberam novas calçadas, infraestrutura de drenagem e iluminação. A região recebeu um conjunto de três pontos cobertos de ônibus que servem à integração temporal do transporte. A possibilidade dada ao passageiro para a troca de linhas, sem precisar pagar outra passagem, favorece também o comércio local.

“É uma alegria a conclusão desta importante obra. Os pedestres agora contam com calçadas humanitárias e acessíveis, ao mesmo tempo que têm um comércio local revitalizado por uma urbanização de primeiro mundo, além da integração temporal e momentânea dos que vão e voltam de ônibus entre o Pilarzinho e a rede integrada de Curitiba”, disse o prefeito.

As calçadas ganharam piso de paver (blocos de concreto) e ficaram mais acessíveis. O investimento nas melhorias foi de R$ 4.150.662,37, com recursos provenientes do programa de Financiamento para Infraestrutura e Saneamento (Finisa), da Caixa Econômica Federal.

“São obras que priorizam especialmente o pedestre, que passa a contar com espaços acessíveis de circulação e ganha a integração do transporte público, mas também favorece a região, com maior segurança e fluidez no trânsito, diz o secretário municipal de obras públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.

Participaram da visita técnica na obra a administradora regional da Boa Vista, Janaína Lopes Gehr; o assessor de articulação política da Prefeitura, Lucas Navarro; os vereadores Tico Kusma, Mauro Bobato e Mauro Inácio; os representantes do Conseg Pilarzinho, Milton Ferreira e Jorge Kalinoski (presidente); o diretor do Departamento de Iluminação Pública da Smop, Tony Malheiros.

Antes do prazo

Iniciadas em 25 de agosto passado, as obras foram concluídas antes do prazo previsto, que era de dez meses. À época, os serviços iniciaram pela implantação da drenagem (escoamento de água da chuva) na Rua Raposo Tavares, próximo à esquina com a Rua Antenor Guimarães, avançaram com o alargamento da Rua Raposo Tavares até a Rua Ignácio Gbur, que recebeu novo revestimento asfáltico.

Nas semanas seguintes as frentes de trabalho foram avançando com escavação das pistas, transferência dos fios de luz para os novos postes implantados nas ruas que foram alargadas, retirada dos postes antigos, implantação de meios-fios.

Uma porção do jardinete da Cruz do Pilarzinho, localizada na esquina das ruas Hugo Simas e Raposo Tavares, foi removida para ampliação da área da pista, mas o monumento permaneceu em seu lugar original. A Cruz homenageia os imigrantes poloneses que se instalaram na região a partir de 1871.

Estacionamento

O comércio da região, que foi beneficiado com a maior circulação de pedestres no entorno, continua a contar com áreas de estacionamento em diferentes pontos, incluindo vagas para carga e descarga.

Há locais para que os motoristas estacionem na Rua Hugo Simas, no sentido Centro, entre as ruas Santa Cecília e Maestro Herrmann; entre a Maestro Hermann e a Ignácio Gbur (estacionamento com carga e descarga e 15 minutos com pisca alerta ligado); na Rua Victor Benato (onde desce para o Bosque Zaninelli, com estacionamento no sentido da Hugo Simas); na Rua Ignácio Gbur (remanso para abrigar táxis que antes ocupavam ponto na Hugo Simas, em área que foi transformada em pista). Na Rua São Domingos há estacionamento dos dois lados da via e na Rua Amauri Lange Silvério, sentido Hugo Simas.

O Pilarzinho está localizado na região norte de Curitiba e faz divisa com os bairros São João, Vista Alegre, Bom Retiro, São Lourenço, Abranches e Taboão e com o município de Almirante Tamandaré.

MOBILIDADE CURITIBA

Siga o Mobilidade Curitiba no Twitter e Instagram e fique informado sobre a mobilidade urbana de Curitiba e Região Metropolitana.

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui