Curitiba iniciou os testes de táxis 100% elétricos, visando a modernização e a promoção da sustentabilidade no serviço de transporte de passageiros.
O prefeito Rafael Greca foi o primeiro passageiro a utilizar um táxi elétrico na cidade, seguido pelo vice-prefeito Eduardo Pimentel.
Seis taxistas foram selecionados para participar dos testes, que terão duração inicial de seis meses.
Os táxis elétricos são do modelo Zoe E-Tech, da montadora Renault e possuem a cor laranja característica dos táxis de Curitiba, além de identificação na capota como veículos 100% elétricos.
A iniciativa faz parte do Plano de Adaptação e Mitigação das Mudanças Climáticas de Curitiba (PlanClima), com o objetivo de promover a eletrificação da frota de táxi da cidade e alcançar a neutralidade de carbono até 2050.
Os taxistas que aderirem aos veículos elétricos terão benefícios, como isenção de taxas, gratuidade na recarga e dispensa do pagamento do estacionamento regulamentado.
Os testes serão acompanhados de perto e os resultados servirão de base para a criação de legislação específica para táxis elétricos em Curitiba.
A expectativa é que a demanda e oferta crescentes no país possam reduzir os preços desses veículos no médio prazo, facilitando a adoção por parte dos profissionais.