A Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (SEIL) publicou o resultado final da nova licitação para operar a travessia do ferry boat de Guaratuba, no Litoral.
A empresa Internacional Marítima Ltda foi declarada vencedora e irá manter a operação na baía de Guaratuba pelos próximos 25 meses, enquanto o Estado trabalha na construção da nova Ponte de Guaratuba.
O investimento total será de R$ 131,7 milhões.
A Internacional Marítima Ltda teve sua documentação analisada e aprovada pela comissão de contratação do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), após ter arrematado a disputa de preços em maio.
O contrato tem prazo de execução de 25 meses e visa garantir a travessia durante o período de obras da nova ponte.
O texto também menciona que há um prazo de três dias úteis para apresentação de recurso por parte da outra participante da licitação.
Após esse período, a licitação seguirá para homologação do resultado e serão realizados os trâmites internos para formalizar a contratação.
O novo contrato prevê serviços de manutenção dos ferry boats, pontes e flutuantes, disponibilização de balsas e rebocadores, além de estrutura flutuante, guindaste móvel, fornecimento de combustível, mão de obra necessária para a operação, serviços de mergulho e aquisição de materiais correlatos à travessia, entre outros.
O critério do edital exigia uma capacidade mínima de 360 veículos de passeio simultaneamente, em até seis embarcações.
A empresa vencedora deverá utilizar os ferry boats do DER/PR e não poderá utilizar embarcações com capacidade inferior a 60 veículos, visando garantir a operacionalidade da travessia e evitar filas.
Com base em estudos técnicos e dados históricos, estima-se que o volume anual médio de tráfego da travessia da Baía de Guaratuba é de 1.359.990 veículos, incluindo pagantes e usuários isentos.
Atualmente, a Internacional Marítima Ltda já opera a travessia por meio de contratação emergencial, que será encerrada em agosto.
Com o novo contrato, os serviços da travessia devem ser mantidos sem incômodos aos usuários.
Em relação à Ponte de Guaratuba, os trabalhos de sondagem, elaboração de relatórios de engenharia e relatórios ambientais estão em andamento para obter a próxima licença ambiental, a Licença de Instalação.
A ponte contará com quatro faixas de tráfego, calçadas e ciclovia, além de dispositivos de segurança para disciplinar o trânsito.
Também estão previstas adequações das vias de acesso à ponte para facilitar o uso e o deslocamento para os espaços próximos.