Curitiba divulga pacote de obras para mobilidade urbana

1870
Imagem: Divulgação
Publicidade

O pacote de obras da Prefeitura de Curitiba prevê para os meses de novembro e dezembro intervenções socioambientais de cidade inteligente na área de mobilidade urbana. Um exemplo é o trabalho na Avenida República Argentina, para permitir completar o itinerário do Ligeirão Norte-Sul – da Praça do Japão, no Água Verde, até o Terminal do Pinheirinho.

O objetivo das obras que ocorrem na canaleta exclusiva é permitir a ultrapassagem de ônibus, com o desalinhamento de estações-tubo e alargamento da via. Estão em fase final de conclusão as obras no entorno da Estação Carlos Dietzsch, no Portão, com previsão de que a parada retorne às atividades nos próximos dias.

Na Estação Itajubá, no Novo Mundo, os trabalhos seguem com previsão de conclusão em março. Porém, o bloqueio realizado no trecho entre as ruas Itajubá e João Palomeque, necessário para o avanço das obras, será liberado em dezembro.

Publicidade

Paralelamente à execução dos trechos, já foi programado mais um lote de obras para finalizar a intervenção, dessa vez para requalificar as estações-tubo Santa Regina, Pedro Gusso, Sebastião Paraná e Petit Carneiro. Nas estações Pedro Gusso e Santa Regina, no Capão Raso, os serviços começam na próxima semana.

Neste ano foi concluída e colocada em operação a estação-tubo Vital Brasil, no Água Verde. Também já estão em operação as estações-tubo Dom Pedro I, José Bettega, Ouro Verde, Morretes, Silva Jardim, Hospital do Trabalhador.

Os entornos das novas estações-tubo ao longo da Avenida República Argentina, nos pontos em que estão sendo realizadas as obras do Ligeirão Norte-Sul, resgatam um conceito de planejamento de vanguarda já aplicado em Curitiba: priorizar o pedestre na ocupação do espaço urbano.

O prefeito Rafael Greca destaca o volume de investimentos que a administração municipal está fazendo na cidade, com obras que ao mesmo tempo impactam na melhoria da qualidade de vida das pessoas e da economia da cidade, com a criação de novos empregos de forma direta e indireta.

“Estamos buscando atender a todos os bairros com obras e ações, a exemplo de pavimentações asfálticas, obras de mobilidade urbana, acessibilidade de calçadas, enfim, intervenções necessárias para melhorar a infraestrutura da cidade, para prepará-la aos desafios do futuro e ao mesmo tempo atender às demandas apresentadas pela população”, diz Greca.

BRT Leste-Oeste

Dentro das ações do município que buscam a inovação do transporte público da cidade, tem previsão para que ocorra em dezembro a autorização para o início da construção do binário Olga Balster/Nivaldo Braga, entre os bairros Tarumã e Cajuru para organizar o fluxo de veículos entre as regiões impactadas pelo itinerário do BRT Leste-Oeste.

 A Rua Nivaldo Braga terá sentido único, a partir da Avenida Victor Ferreira do Amaral, no Tarumã, em direção à Rua Miguel Caluf, no Cajuru. A Olga Balster terá sentido oposto, da Rua Assma Karam Geara, no Cajuru, até a Avenida Victor Ferreira do Amaral.

Os recursos fazem parte do Programa de Aumento de Capacidade e Velocidade do BRT Leste Oeste, financiado pelo New Development Bank (NDB).

Complexo do Tarumã

Outra importante obra de mobilidade que terá autorização de início neste mês é o Complexo do Tarumã, que será formado por duas estações de transporte público e a duplicação do Viaduto da Avenida Victor Ferreira do Amaral.

A intervenção compreende o alargamento do Viaduto do Tarumã, as alças de acesso, as estações de ônibus Tarumã e Victor do Amaral, além da revitalização das praças da Cova da Iria e Mauro Ferreira, paisagismo, iluminação e sistema viário.

Depois de finalizada a obra irá permitir a operação completa da Linha Verde de ponta a ponta.

MOBILIDADE CURITIBA

Siga o Mobilidade Curitiba no Twitter e Instagram e fique informado sobre a mobilidade urbana de Curitiba e Região Metropolitana.

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui