DNIT impulsiona segurança e desenvolvimento da infraestrutura na Região Sul em 2025

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) lidera ações fundamentais para a segurança viária, continuidade e desenvolvimento da Região Sul em 2025. Com investimentos que ultrapassam R$ 2,9 bilhões, o DNIT mantém 8,5 mil quilômetros de rodovias federais em condições adequadas de trafegabilidade, conforme o Índice de Condição da Manutenção (ICM). O órgão federal também impulsiona obras estruturantes contempladas no Novo PAC, promovendo melhorias essenciais para o deslocamento de pessoas e produtos nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Investimentos do DNIT em manutenção e construção rodoviária

O DNIT direciona esforços para acelerar obras de construção e adequação da malha rodoviária, sem descuidar da manutenção preventiva e corretiva. Em 2025, o órgão investiu cerca de R$ 766,4 milhões em construção rodoviária e aproximadamente R$ 2,15 bilhões em manutenção rotineira e corretiva. Além disso, o Programa de Manutenção e Reabilitação de Estruturas (PROARTE), gerenciado pelo DNIT, recebeu cerca de R$ 177 milhões para a conservação de pontes, viadutos e passarelas, elevando a segurança e a durabilidade da infraestrutura.

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  • Obras estruturantes do DNIT no Rio Grande do Sul

    No Rio Grande do Sul, o DNIT investiu cerca de R$ 2 bilhões para manter e ampliar a malha rodoviária de 4,9 mil quilômetros sob sua responsabilidade. O órgão concluiu o Complexo Viário de Esteio na BR-116/RS, com investimento de R$ 121 milhões, melhorando o acesso à Região Metropolitana de Porto Alegre e ao Parque Estadual de Exposições Assis Brasil. A duplicação da BR-116/RS avançou entre Guaíba e Pelotas, com entrega de viadutos e segmentos duplicados que facilitam o turismo e o transporte de cargas.

    A duplicação da BR-290/RS, especialmente no trecho de Pantano Grande, alcançou 90% de execução, e o DNIT implantou passarela para pedestres no km 216, reforçando a segurança viária. A Travessia Urbana de Santa Maria (BR-158/RS, BR-287/RS e BR-392/RS) atingiu 98% de conclusão, oferecendo tráfego mais organizado e seguro com novas pistas, viadutos e passagens de nível.

    O DNIT também executa obras de melhoramento e segurança na travessia urbana de Ijuí, na BR-285/RS, com 10% dos serviços concluídos. No âmbito do PROARTE, o órgão realiza manutenção preventiva em 30 viadutos e 185 pontes, além de reabilitar seis pontes importantes, como a ponte Ernesto Dornelles na BR-470/RS, que recebeu reforço estrutural e reconstrução de elementos de proteção.

    Restabelecimento e integração logística promovidos pelo DNIT no Rio Grande do Sul

    Após a catástrofe climática de 2024, o DNIT mantém contratos emergenciais para recuperação de rodovias, contenção de encostas, reconstrução de aterros e reabilitação de pontes, investindo mais de R$ 422 milhões em 2025. O órgão também promove a integração logística por meio da manutenção das eclusas de Amarópolis, Anel de Dom Marco, Bom Retiro do Sul e Fandango, com serviços estruturais e preventivos que garantem a segurança da navegação fluvial e a eficiência operacional.

    Avanços do DNIT na infraestrutura rodoviária de Santa Catarina

    Santa Catarina recebeu aproximadamente R$ 649,5 milhões do DNIT para manutenção e construção em cerca de 1,6 mil quilômetros de rodovias federais. O órgão recuperou mais de 100 quilômetros nas BR-158, BR-282 e BR-480, beneficiando municípios do Oeste catarinense. O Complexo viário de Badenfurt, na BR-470/SC, concluiu obras importantes, enquanto o viaduto de Gaspar está quase finalizado, facilitando a ligação entre o centro da cidade e o bairro Belchior Central.

    O DNIT revitalizou 43 quilômetros de pavimento e sinalização, além de realizar alteamento de pista no Alto Vale do Itajaí e implantar via marginal em Navegantes. Na BR-280/SC, o órgão liberou o viaduto do lote 2.1 e concluiu a revitalização de 128 quilômetros da rodovia, fortalecendo a conexão no eixo Norte do estado.

    Na BR-282/SC, o DNIT executou obras emergenciais para garantir segurança após eventos climáticos, incluindo muros de gabião e recuperação da pista. O órgão também finaliza a pavimentação e ampliação da capacidade da BR-163 no trecho entre Guaraciaba e Dionísio Cerqueira, com previsão de conclusão para o primeiro semestre de 2026.

    O PROARTE destaca a reabilitação da ponte sobre o Rio Itajaí-Açu na BR-470/SC, que recebeu reforço e alargamento, incluindo pista dupla, acostamentos, barreiras de concreto e passeio para pedestres.

    Manutenção e projetos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Paraná

    O DNIT investiu cerca de R$ 268 milhões em obras e serviços para os mais de 2 mil quilômetros de rodovias federais no Paraná. A manutenção garantiu que 83% da malha rodoviária estivesse em condições adequadas em novembro, aumento significativo em relação a 2022. A BR-376/PR melhorou seu índice de trafegabilidade para 78%, com recomposição de aterros e melhorias em acessos.

    O órgão autorizou obras para restaurar 81 quilômetros da BR-476/PR, com investimento de R$ 92 milhões. O programa BR-Legal 2 promoveu melhorias em sinalização horizontal e vertical em 180 quilômetros, além de manutenção de defensas metálicas, priorizando a segurança viária.

    A revitalização da ponte Ayrton Senna na BR-163/PR, em Guaíra, beneficiou motoristas com correções no pavimento, ampliação de drenos e renovação da sinalização. O DNIT avança nas obras do Contorno Sul Metropolitano de Maringá e na pavimentação da BR-487/PR, com licença ambiental aprovada para início dos trabalhos.

    Projetos do DNIT para impulsionar a infraestrutura da Região Sul em 2026

    O DNIT planeja para 2026 a implantação de obras estruturantes listadas no Novo PAC, que prometem fortalecer a infraestrutura da Região Sul. No Rio Grande do Sul, cinco empreendimentos ganham destaque, incluindo pontes internacionais que conectam o Brasil à Argentina e ao Uruguai, impulsionando o comércio exterior.

    A implantação de 200 quilômetros na BR-392/RS entre Santo Ângelo e Santa Maria avança com projetos de engenharia em desenvolvimento. Outros projetos importantes incluem a construção da ponte entre São José do Norte e Rio Grande, a implantação de trecho da BR-153/RS, o prolongamento da BR-448/RS e a pavimentação da BR-470/RS.

    Em Santa Catarina, o DNIT foca na adequação da capacidade da BR-282/SC, principal corredor logístico do estado, e na manutenção e duplicação da BR-470/SC. A BR-280/SC receberá duplicação e passarela de pedestres, enquanto a BR-285/SC conclui obras emergenciais.

    No Paraná, o DNIT concentra esforços no desenvolvimento de projetos para as BR-153, BR-158 e BR-476, buscando ampliar a capacidade e segurança dessas rodovias essenciais para a logística regional e nacional.

    Conclusão: Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes como motor do desenvolvimento e segurança viária na Região Sul

    O DNIT desempenha papel fundamental na manutenção, recuperação e ampliação da infraestrutura rodoviária e aquaviária da Região Sul. Com investimentos robustos e planejamento estratégico, o órgão garante rodovias seguras, eficientes e preparadas para o crescimento econômico e social. As ações do DNIT em 2025 e os projetos para 2026 reforçam o compromisso com a conectividade, segurança e desenvolvimento sustentável dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

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