Edital de licitação do projeto de duplicação da PR-445 é lançado

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Trecho da PR-445
Trecho da PR-445 em Mauá da Serra (Foto: Reprodução/Google Maps)
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O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná publicou nesta quarta-feira, dia 30 de outubro, o edital de licitação 23 de 2019 para selecionar a empresa que vai elaborar o projeto de engenharia de restauração e duplicação da PR-445, entre Irerê e Mauá da Serrá, na região Norte do Paraná. A licitação foi anunciada pelo governador Carlos Massa Ratinho Júnior.

“Duplicar a PR-445 entre Irerê e Mauá da Serra foi uma das prioridades que estabeleci quando lançamos o Banco de Projetos Executivos do Paraná, e esse é o primeiro passo. A PR-445 é uma das rodovias mais importantes do nosso estado e com essa obra vamos garantir que ela permaneça assim por um longo tempo”, afirma o governador. Ele destacou que serão contemplados 49 quilômetros e 700 metros, praticamente 50 quilômetros de rodovia restaurados e duplicados.

“Temos um orçamento estimado em R$ 5,6 milhões para realizar esse projeto de engenharia. O porte desse investimento é uma demonstração clara do quanto o governador valoriza o desenvolvimento da infraestrutura, da malha rodoviária estadual”, ressalta o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex. “Com essa obra vamos atender uma reivindicação histórica da região Norte. É uma duplicação aguardada há décadas pela população”.

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NA PRÁTICA

O projeto tem início no entroncamento com a BR-376, no perímetro de Mauá da Serra, onde serão incorporadas faixas de aceleração e desaceleração dos veículos que fazem conversões pela rodovia federal, sem alterar o viaduto existente.

No acesso ao município de Tamarana e ao distrito de Lerroville deverão construídas interseções em desnível e interligadas por meio de marginais, formando um binário entre as duas. Nos entroncamentos com a PR-538, acesso para Guaravera, e com a PR-532, acesso a Taquaruna, também estão previstas interseções em desnível.

Serão alargadas as seis pontes existentes no trecho e definidas soluções para as estruturas com histórico de alagamento.

“Este projeto é uma das prioridades da fase 1 do Banco de Projetos Executivos, sendo um dos primeiros a serem licitados. Concluídos todos os trâmites, e assinada a ordem de serviço, a empresa vencedora terá 15 meses para concluir o projeto executivo de engenharia”, explica o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná, Fernando Furiatti.

EDITAL

A licitação de restauração e duplicação da PR-445 entre Irerê e Mauá da Serra acontece na modalidade Seleção Baseada na Qualidade e Custo, em que empresas pré-selecionadas são convidadas a apresentar propostas técnicas e de preço.

Elas deverão ser entregues em envelopes lacrados diretamente no Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná, em Curitiba, até o dia 2 de dezembro, com a abertura dos envelopes agendada para o dia seguinte, e transmitida pela internet. Todas os documentos e informações sobre esta licitação podem ser acompanhados na página Compras Paraná.

A empresa ou consórcio será declarado vencedor de acordo com análise de suas propostas. No caso das propostas técnicas são avaliados três critérios: experiência prévia; adequação da metodologia e plano de trabalho ao proposto no edital; e qualificação dos profissionais participantes na elaboração do projeto. Nas propostas de preço o critério é o menor valor oferecido.

O projeto de engenharia deverá conter estudos de tráfego, estudos geológicos, estudos de segurança de trânsito, estudos hidrológicos e hidráulicos, estudos topográficos, estudos geotécnicos, estudo de estabilidade de taludes, estudo de interferências, avaliação funcional e estrutural do pavimento, projeto geométrico, projeto de interseções, retornos e acessos, projeto de terraplenagem, projeto de drenagem e Obra de Arte Corrente (OAC).

São obrigatários também o projeto de obras de arte especiais, projeto de restauração do pavimento existente e implantação de novos pavimentos, projeto de fundações de aterros e de Obras de Arte Especiais, projeto de sinalização, projeto de paisagismo, projeto de obras complementares, projeto de estabilização de taludes, plano de controle ambiental, inventário florestal, projeto de desapropriação e cadastro socioeconômico, plano de execução da obra e orçamento.

A elaboração do projeto de engenharia é financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento e acontece dentro do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná. O programa tem valor previsto de US$ 435 milhões para as obras e elaboração de projetos, sendo US$ 235 milhões de recursos do financiamento com o Banco Interamericano de Desenvolvimento.

Assim que estiver pronto e for aprovado pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná, o projeto será utilizado como base para o edital de licitação de execução das obras.

EM ANDAMENTO

A PR-445 já está sendo contemplada por duas obras do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná atualmente. Entre Londrina e Cambé são revitalizados os pontos críticos de marginais e ruas de acesso à rodovia, em uma extensão de 13 quilômetros.

O investimento é de R$ 3,2 milhões. Entre Londrina e Irerê está em andamento a restauração e duplicação da PR-445, em uma extensão de 15,28 quilômetros. O investimento é de R$ 93,6 milhões.

Projeto de duplicação

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