As novas estações-tubo inauguradas em Curitiba

Nos últimos meses, Curitiba deu mais um passo para modernizar seu sistema de transporte coletivo, com a inauguração de novas estações-tubo. Essas estruturas são um marco do transporte coletivo da cidade e desempenham um papel essencial na mobilidade urbana. Vou contar aqui um pouco sobre essas inaugurações e o impacto que elas podem ter.

Estações-tubo Solar e Jardim Botânico

No dia 18 de novembro de 2024, foram entregues as estações-tubo Solar e Jardim Botânico, ambas localizadas na Linha Verde. A Estação Solar, situada no Bairro Alto, atende o sentido Norte, entre a Rua Moreno Roseira Penteado de Almeida e a Avenida Francisco M. Albizu. Já a Estação Jardim Botânico, no bairro de mesmo nome, atende o sentido Sul, próximo ao número 8.300 da Linha Verde. Essas novas estações vêm atender áreas estratégicas da cidade, otimizando a conexão entre bairros e reduzindo o tempo de deslocamento.

  • Fique por dentro das atualizações do Mobilidade Curitiba no X (antigo Twitter), Facebook, Instagram e YouTube
  • Tem um negócio? Anuncie aqui e alcance milhares de leitores! Saiba mais
  • Estações-tubo Atuba e PRF

    Pouco tempo depois, em 18 de dezembro de 2024, Curitiba ganhou a maior estação-tubo da cidade: a Atuba. Com 60 metros de comprimento e capacidade para 1.240 passageiros, essa estação está localizada na Linha Verde Norte, na Estrada da Ribeira, entre a Rua Antônio de Cristo e a Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, no limite com o município de Colombo. Essa obra é um marco importante, pois facilita a integração entre Curitiba e Colombo, melhorando a mobilidade na Região Metropolitana.

    Ainda na mesma data, foi inaugurada a estação-tubo Polícia Rodoviária Federal (PRF), na Linha Verde Sul. Com 30 metros de comprimento, essa estação tem capacidade para atender até 753 passageiros e está localizada entre a Avenida Comendador Franco e a Rua Dr. Ovande do Amaral.

    Melhorias

    Essas inaugurações fazem parte de um projeto maior de obras na Linha Verde, que tem como objetivo melhorar a mobilidade urbana e oferecer mais conforto e eficiência no transporte coletivo de Curitiba. Com essas mudanças, a cidade reforça seu compromisso com a integração do transporte coletivo e a redução de gargalos no trânsito.

    Apesar das críticas que, eventualmente, surgem sobre o sistema de transporte coletivo, não se pode negar que Curitiba tem se empenhado em modernizar suas estruturas. No entanto, sempre há espaço para melhorias, como maior divulgação das mudanças e integração com outros modais.

    Se você utiliza o transporte coletivo em Curitiba, já teve a oportunidade de passar por alguma dessas novas estações? Compartilhe sua experiência e nos conte se elas estão atendendo às expectativas!

  • Acompanhe o trânsito em tempo real na rodovia Régis Bittencourt: siga @transitoregisbittencourt no Instagram!
  • Deixe um comentário

    Sair da versão mobile