Estudantes vencem concurso e passeiam na Linha Turismo

Na tarde desta segunda-feira, dia 20 de maio, 60 crianças do 5º ano das escolas municipais Durival Britto e Silva e Pedro Viriato Parigot de Souza, que venceram o concurso do projeto Cidadania Jovem – Informar para Formar, planejado e executado em conjunto pela Urbanização de Curitiba e a Secretaria Municipal da Educação, ganharam um passeio com a Linha Turismo por lugares marcantes da cidade.

O projeto Cidadania Jovem promove ações com o objetivo de desenvolver o comportamento responsável em novos usuários do transporte coletivo e é voltado aos estudantes da rede municipal de ensino.

Linha Turismo com crianças
Foto: Luiz Costa/Secretaria Municipal da Comunicação Social

Neste ano, o Cidadania Jovem ganhou um componente inédito. O concurso estimulou os estudantes a demonstrarem por meio da produção de um vídeo, de forma criativa, original e coerente, o que aprenderam com o projeto. Poderiam concorrer todos aqueles que participaram dos encontros na Urbanização de Curitiba durante este ano de 2019.

A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, destaca que a iniciativa desperta nos estudantes a cidadania e o respeito com os bens públicos, em especial os equipamentos do transporte público, como ônibus, terminais e estações-tubo.

O projeto Cidadania Jovem

O projeto funciona da seguinte forma: um ônibus cedido pela Urbanização de Curitiba vai até as escolas às 13h30 para buscar as crianças. Elas chegam na Urbanização de Curitiba entre 14h e 14h15 e são iniciadas as atividades.

Na praça em frente à Rodoferroviária de Curitiba, os estudantes têm um momento cívico. Cantam o Hino Nacional e acompanham o hasteamento das bandeiras. Depois, seguem, para o auditório onde assistem uma palestra.

Ao término do bate-papo sobre cidadania e educação, é servido um lanche e todos finalizam a tarde conhecendo o Centro de Controle Operacional. No local, acompanham o trabalho de técnicos que monitoram o funcionamento do sistema de transporte coletivo da cidade.

Durante os meses letivos, são feitos quatro encontros, a cada quinta-feira, com duas turmas de 30 alunos. Desses encontros saíram as ideias para pautar o conteúdo do vídeo, que deveria ter três minutos. A escolha dos vencedores desse primeiro concurso se baseou na criatividade e na coerência dos vídeos encaminhados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.