Faixa exclusiva de ônibus será implantada na Rua André de Barros

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Rua André de Barros
Foto: Pedro Ribas/Secretaria Municipal da Comunicação Social
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Trechos das ruas André de Barros e Amintas de Barros e da Travessa Alfredo Bufren, no Centro, ganharão faixas de circulação exclusivas para os ônibus. A implantação segue projeto que, neste ano, começou pela Rua General Mário Tourinho, no bairro Seminário.

No Centro, o trabalho começará pela Rua André de Barros, onde a faixa de circulação exclusiva para ônibus terá extensão de 500 metros. Localizada ao lado direito da via, a faixa exclusiva começará no cruzamento com a Rua 24 de Maio, na Praça Rui Barbosa – de onde saem ônibus com destinos diversos – e vai até a Rua Desembargador Westphalen.

O serviço de nova sinalização (pintura no pavimento e placas de trânsito indicativas) começa a ser executado nos próximos dias por equipes da Superintendência de Trânsito (Setran). A faixa exclusiva começa a valer na Rua André de Barros a partir do dia 18 de fevereiro.

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“Nos primeiros dias de adaptação, além da nova sinalização indicativa, a partir das 7h agentes de trânsito estarão presentes para orientar os motoristas quanto à mudança na forma de circulação”, explica a superintendente de Trânsito, Rosângela Battistella.

Panfletos informativos serão entregues aos motoristas, moradores e comerciantes da região. Depois dessa etapa, o condutor que for flagrado dirigindo na faixa exclusiva para ônibus poderá ser multado. A medida começa a valer no dia 7 de março.

Isso já ocorre nas demais faixas exclusivas para os ônibus existentes nas ruas XV de Novembro, Marechal Deodoro, Conselheiro Laurindo, Desembargador Westphalen e General Mário Tourinho.

O motorista de veículo de passeio pode entrar na faixa exclusiva apenas no trecho tracejado e somente se for fazer a conversão à direita na mesma quadra. A desobediência à regra de trânsito pode acarretar infração de natureza gravíssima, com perda de sete pontos na carteira de habilitação e multa de R$ 293,47, além da possibilidade de remoção do veículo.

Benefícios

As novas faixas exclusivas atendem a solicitação da Urbs (Urbanização de Curitiba), que gerencia o transporte coletivo. “O objetivo é que tenhamos um ganho no tempo de deslocamento das linhas de ônibus que passam por ali, diminuindo o tempo de percurso aos passageiros, que somam 15 mil pessoas por dia”, observa Rosângela Battistella.

O total de passageiros está distribuído entre 52 ônibus de dez linhas urbanas: (Universidades, Água Verde – Abranches, Juvevê – Água Verde, Jardim Social – Batel, Rua XV – Barigui, Cristo Rei, Vila Sandra, Tramontina, Linha Turismo e Bairro Novo). “As faixas exclusivas também podem ser utilizadas por ônibus metropolitanos e escolares”, salienta a superintendente.

Taxistas podem circular pela faixa exclusiva dos ônibus, desde que estejam transportando passageiros, conforme prevê decreto municipal 472 de 2016. Já a parada de táxis nas faixas exclusivas é proibida, inclusive para embarque e desembarque.

rua andré de barros faixa
Rua André de Barros (Foto: Levy Ferreira/Secretaria Municipal da Comunicação Social)
Próxima faixa exclusiva

Entre os meses de fevereiro e março, a Prefeitura de Curitiba deve implantar a faixa exclusiva para ônibus na extensão de 750 metros que começa na Travessa Alfredo Bufren e continua na via, quando ela passa a se chamar Rua Amintas de Barros.

Essa faixa exclusiva valerá para o trecho entre a Rua Presidente Faria e a Rua General Carneiro, por onde circulam 13 linhas e 67 ônibus por dia, que atendem mais de 41,2 mil passageiros: Circular Centro (horário), Canal da Música – Vista Alegre, Novena, Augusto Stresser, Jardim Social/Batel, Itupava – Hospital Militar, Detran – Vicente Machado, Capão da Imbuia – Parque Barigui, Higienópolis, Hugo Lange, Sagrado Coração, Pinhais – Campo Comprido, Bairro Alto – Santa Felicidade.

Trânsito e Transporte

– Confira os boletins e informações do trânsito de Curitiba no Twitter da Superintendência de Trânsito de Curitiba

– Consulte os horários de ônibus e os boletins do transporte no site da Urbanização de Curitiba

–  Informações do Cartão Transporte e Metrocard

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