A duplicação da rodovia PRC-466, entre Guarapuava e o distrito de Palmeirinha, no Centro-Sul do Paraná, alcança 87% de execução, destacando-se como uma importante obra de infraestrutura para a região. O investimento totaliza R$ 139.785.485,97 e atende um trecho de 11,52 quilômetros, promovendo melhorias significativas no tráfego e na segurança viária.
Obras de duplicação entre Guarapuava e Palmeirinha
A nova pista de concreto já chegou ao perímetro urbano de Guarapuava, iniciando próximo ao distrito de Palmeirinha. Em breve, o tráfego local desviará para essa pista nova, possibilitando a restauração da pista antiga com a técnica whitetopping, que utiliza o pavimento asfáltico como base para uma nova pista rígida de concreto. Além da duplicação e restauração do pavimento, a obra inclui implantação de sistema de drenagem de águas, sinalização horizontal e vertical, iluminação viária, paisagismo e serviços complementares.
A construção de uma segunda ponte sobre o Rio Coutinho também integra o projeto e já está concluída. A previsão de conclusão da obra ocorre até o final de fevereiro, beneficiando diretamente a mobilidade entre Guarapuava e Palmeirinha.
Impacto regional e investimentos complementares na PRC-466
Além do trecho entre Guarapuava e Palmeirinha, outras duas obras semelhantes de duplicação e restauração em concreto avançam na PRC-466, ligando municípios da região, como Pitanga a Turvo e Turvo a Palmeirinha. O investimento nestes trechos soma R$ 807 milhões, atendendo mais de 72,52 quilômetros da rodovia.
Recentemente, anunciou-se a implantação de uma trincheira de acesso ao novo Parque Industrial de Guarapuava e uma marginal de acesso ao Distrito Atalaia, ambas localizadas no trecho em duplicação. Essas obras complementares serão executadas pela prefeitura de Guarapuava, em convênio com o Governo do Estado, reforçando o desenvolvimento da infraestrutura local.
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Importância da duplicação para Guarapuava e Palmeirinha
A duplicação da PRC-466 entre Guarapuava e Palmeirinha representa um avanço estratégico para a região, melhorando a fluidez do tráfego e a segurança dos usuários. A modernização da rodovia facilita o escoamento da produção local e o acesso a serviços, além de contribuir para o crescimento econômico e a integração regional.
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia vinculada à Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (SEIL), coordena as obras e garante a transparência e qualidade dos serviços prestados.
Com a conclusão prevista para o início do próximo ano, a duplicação da PRC-466 entre Guarapuava e Palmeirinha reforça o compromisso do governo estadual com a infraestrutura e o desenvolvimento sustentável do Paraná.
