Itinerários e horários do transporte coletivo serão programados por software

O trabalho manual para programar as viagens, itinerários e horários dos 1.380 ônibus do transporte coletivo de Curitiba está prestes a mudar do modo analógico para o digital. A Urbs (Urbanização de Curitiba) adquiriu um sistema tecnológico para processar os dados do transporte coletivo, dando mais rapidez e confiabilidade ao serviço que atualmente é feito com planilhas e mapas.

O sistema está sendo desenvolvido dentro das características da Rede Integrada de Transporte da capital paranaense, com capacidade para processar dados operacionais de até 1.400 ônibus, considerando todos os tipos de linha, velocidade operacional, entre outras informações. O software deverá começar a rodar até julho de 2019 e será de domínio da Urbanização de Curitiba.

Os técnicos programadores já estão recebendo treinamento para usar o novo recurso. “Vamos sair do sistema arcaico e entrar na era da inovação, com mais rapidez e informações para as tomadas de decisões dos técnicos”, disse o presidente da Urbanização de Curitiba, Ogeny Pedro Maia Neto.

santa cândida capão raso
Foto: César Brustolin/Secretaria Municipal da Comunicação Social

O novo sistema mostrará, por exemplo, em pouco tempo, se o itinerário de uma determinada linha é o mais adequado para atender a demanda dos passageiros. Hoje, os técnicos da Urbanização de Curitiba analisam nos mapas os trajetos.

Além das tabelas horárias, das rotas feitas pelas 250 linhas de ônibus, o software de gerenciamento e programação terá integração com outros sistemas como a bilhetagem eletrônica e as garagens das empresas de ônibus.

Os dados do transporte coletivo serão analisados pelo software e exibidos em mapas digitais com tabelas horárias para cada ônibus. Os técnicos da já estão recebendo treinamento para usar o sistema, que foi comprado após processo licitatório feito pela Urbanização de Curitiba.

Trânsito e Transporte

– Confira os boletins e informações do trânsito de Curitiba no Twitter da Superintendência de Trânsito de Curitiba

– Consulte os horários de ônibus e os boletins do transporte no site da Urbanização de Curitiba

– Consulte os horários de ônibus metropolitanos no site da Metrocard

–  Informações do Cartão Transporte e Metrocard

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.